O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Varfarina: para que serve, como tomar e quais são os efeitos colaterais

A varfarina tem a capacidade de deixar o sangue mais fino, ajudando a prevenir coágulos nas veias ou artérias.

Varfarina: para que serve, como tomar e quais são os efeitos colaterais
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A Varfarina Sódica, substância ativa da “Varfarina” é um anticoagulante, que ajuda a reduzir a capacidade de coagulação do sangue. Sua ação auxilia o organismo a evitar tromboses e sangramentos espontâneos.

Este medicamento é rapidamente absorvido após o uso oral e tem seu pico de efeito anticoagulante entre 72 a 96 horas após a ingestão, embora a duração de uma única dose dure entre dois e cinco dias.

Efeitos colaterais da varfarina

A varfarina tem a capacidade de deixar o sangue mais fino, ajudando a prevenir coágulos nas veias ou artérias, o que pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral, ataques cardíacos ou outras doenças graves.

Estes medicamentos podem afetar a coagulação do sangue e também podem aumentar o risco de sangramento no estômago.

Busque auxílio médico de emergência caso tenha reação alérgica à varfarina ou sinais como: urticária,  dificuldade respiratória, inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

A varfarina pode aumentar o risco de hemorragias e o sangramento é o efeito colateral mais comum da varfarina. Por isso, procure atendimento emergencial caso tenha dor de cabeça repentina, ou sinta-se muito fraco ou tonto, inchaço, dor, hematomas incomuns, sangramento nas gengivas, hemorragias nasais, sangramento de feridas ou injeções de agulha que não parem, períodos menstruais intensos ou sangramento vaginal anormal, sangue em sua urina, sangue ou fezes escuras, tosse com sangue ou vômito que se assemelha a borra de café.

Como tomar:

Caso esqueça de tomar a sua dose diária tome-a assim que lembrar, mas não administre dosagem adicional caso já seja o momento da próxima dose programada, ou seja, não ingira medicamento extra com objetivo de compensação.

Este medicamento deve ser ingerido na mesma hora, todos os dias, com ou sem comida. Tome insulina exatamente como instruído pelo seu médico. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose. Caso esqueça de tomar a sua dose diária de varfarina tome-a assim que lembrar, mas não administre dosagem adicional caso já seja o momento da próxima dose programada, ou seja, não ingira medicamento extra com objetivo de compensação.

Informações importantes:

Atenção para frutas e sucos que podem interagir negativamente com a varfarina: suco de toranja, suco de cranberry, suco de noni e suco de romã. Evite beber álcool.

O paciente não deve ingerir este medicamento se estiver propenso a sangramento, tais como: distúrbio de células sanguíneas (como glóbulos vermelhos baixos ou plaquetas baixas), úlceras, aneurisma ou sangramento no cérebro. Este medicamento pode passar para o leite materno e pode prejudicar um bebê que amamenta. Você não deve amamentar enquanto estiver usando este medicamento.

Varfarina, como todo medicamento, deve ser mantido fora do alcance de crianças e não deve ser compartilhado com outras pessoas. A consulta ao seu médico é fundamental para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas necessidades pessoais.

Informe o seu médico se o medicamento parece deixar de funcionar também no tratamento dos seus sintomas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.