O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Usar saunas com frequência pode reduzir riscos de AVC, segundo estudo

O estudo que chegou a esta conclusão foi realizado na Finlândia.

Usar saunas com frequência pode reduzir riscos de AVC, segundo estudo
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Em estudo realizado por Setor Kunutsor, da Universidade de Bristol, na Finlândia, chegou a conclusão que o uso de saunas ajuda a reduzir os riscos de Acidente Vascular Cerebral. O estudo provou que pessoas que não tem este hábito possuem chances maiores.

O resultado do estudo foi publicado pela revista Neurology na última quarta-feira, 2 de maio. Este foi o primeiro estudo que conseguiu fazer a comparação entre o uso de saunas e o AVC.

No estudo, os pesquisadores fizeram o uso de dados coletados em 1628 pessoas, com idades entre 53 e 74 anos, todas elas moravam no leste da Finlândia. A pesquisa durou média de 15 anos.

De acordo com o que foi estudado, as pessoas que vão mais vezes nas saunas, entre quatro a sete dias por semana, demonstram um risco 61% menor de sofrerem um AVC.

Pessoas que frequentam as saunas em um período de dois a três dias por semana, o benefício também é visível.

O risco de AVC reduziu em 14% em relação aos que vão para o local apenas uma vez por semana.

Saiba mais sobre o AVC

O AVC é literalmente o que o nome já diz, um acidente vascular no cérebro, também chamado de derrame cerebral.

Este tipo de problema de saúde acontece quando há um entupimento ou um rompimento de vasos que levam o sangue para o cérebro.

Este processo provoca uma paralisia na área do cérebro que ficou sem a circulação do sangue necessária.

O AVC também é chamado pelos médicos de Acidente Vascular Encefálico. Para quem passa por este tipo de problema, que atinge seis milhões de pessoas todos os anos (maior causa de morte e incapacidade no Brasil), o necessário é procurar um médico e não esperar a dor passar.

Entre os sintomas aparecem a redução súbita da força no rosto, braço ou perna de apenas um lado do corpo, formigamento na face, perda da visão de um ou dos dois olhos, mudança na fala, dor de cabeça forte, instabilidade, vertigem e vômitos.

1 comentário
  1. Artezão Tec Diz

    Por quê reduz, qual é o MOTIVO?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.