O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Uma boa notícia para quem sofre de Parkinson e Epilepsia

O Wand chega para atender uma demanda de mais de 56 milhões de pessoas no mundo que sofrem de um dos dois males.

Uma boa notícia para quem sofre de Parkinson e Epilepsia
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, desenvolveram um tipo de marcapasso que promete ajudar os pacientes com epilepsia e Parkinson, diminuindo, respectivamente, as convulsões e tremores que os acomete.

Chamado de Wand (sigla em inglês para “dispositivo sem fio de neuromodulação sem artefatos”), o aparelho é um neuroestimulador que monitora a atividade cerebral em 128 pontos ao mesmo tempo, um grande avanço contra os oito detectados pelos dispositivos existentes hoje.

“Nosso objetivo é fazer com que o Wand detecte a melhor maneira de estimular o cérebro de um determinado paciente, por isso ele vai gravar e controlar sua atividade neural”, explica Rikky Muller, professor assistente de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação em Berkeley.

O Wand chega para atender uma demanda de mais de 56 milhões de pessoas no mundo que sofrem de um dos dois males. Enquanto seis milhões vivem às voltas com os tremores do Parkinson, a segunda doença degenerativa mais frequente do mundo, cerca de 50 milhões são acometidos pelas convulsões da epilepsia, um dos distúrbios neurológicos mais comuns no planeta.

Ele é sem fio e autônomo e consegue identificar os sinais elétricos extremamente sutis que precedem um tremor. Dessa forma ele ajusta os parâmetros por conta própria evitando os movimentos involuntários que caracterizam as duas doenças.

“O próximo passo é trabalhar o wand com médicos para fazermos pequenos ajustes e acelerar o processo de colocação no mercado, que ainda pode levar anos”, disse Muller.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.