O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Treino fitness pode retardar o envelhecimento

A prática do treino HIIT pode ser associada ao rejuvenescimento das células.

Treino fitness pode retardar o envelhecimento
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Conhecido mundialmente como HIIT, o High Intensity Interval Training é um treino de alta intensidade intervalado, aqueles treinos onde as pessoas atingem picos de intensidade com períodos de descansos.

Por exemplo, a pessoa faz um treino pesado e, ao invés de parar, continua o treino em uma intensidade menor. O HIIT também é caracterizado desta forma por quem treina pesado e faz uma parada completa.

Bom, agora que você já sabe o que é este treino fitness, podemos explicar a novidade benéfica sobre ele que foi descoberta pelo médico e pesquisador de diabetes Sreekumaran Nadir.

O médico estudou 72 pessoas. Destes, 36 eram homens e 32 mulheres, eles foram divididos em dois grupos.

Um dos grupos era feito com pessoas entre 18 e 30 anos e outro com participantes de 65 a 80 anos.

Estes grupos separaram três programas de exercício: ciclismo com intervalo de intensidade, treinamento com pesos e um programa que combinava treinamento de força com treinamento intervalado.

A pesquisa coletou amostra dos músculos da coxa dos voluntários e fizeram uma comparação da composição das moléculas das células musculares com amostras de voluntários sedentários.

Foi avaliada ainda a quantidade de músculos magros e a sensibilidade à insulina.

O que foi constatado no estudo

O treino HIIT conseguiu produzir maiores benefícios a nível celular. Os participantes entre 18 e 30 anos do grupo de treinamento com intervalos aumentaram em 49% sua capacidade mitocondrial.

O grupo de participantes com idades entre 65 e 80 anos apresentou um aumento de 69%. O treinamento mostrou melhoria na sensibilidade à insulina, indicando menor probabilidade de desenvolvimento de diabetes.

Os ribossomos foram rejuvenescidos após o programa de ciclismo de alta intensidade ter sido posto a prova.

Os ribossomos são os produtores de proteínas nas células do organismo humano. O aumento ajuda na hipertrofia muscular.

O corpo humano promove uma verdadeira transformação nestas organelas, o que prova a diferença que o exercício faz no corpo humano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.