O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Toxoplasmose: surto é confirmado no interior do RS

De acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública, 12 casos de toxoplasmose já foram confirmados.

Toxoplasmose: surto é confirmado no interior do RS
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Em Santa Maria, Rio Grande do Sul, foi registrado um surto de toxoplasmose. Segundo com o jornal que noticiou a informação, a confirmação médica foi dada pela médica Paula Martinez, ela trabalha para a prefeitura e é infectologista.

Em 17 casos investigados, 12 pacientes tinham a doença. Os dados foram registrados após a médica ter acessado os resultados dos exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública, o Lacen.

Em entrevista ao jornal, foi revelado pela especialista que a rede municipal de saúde já fez um levantamento com mais de 8 mil pessoas que foram atendidas pela rede entre janeiro e abril deste ano.

De acordo com os resultados, 900 pacientes apresentaram os sintomas da doença. Agora, o objetivo é descobrir o que poderá estar causando estar contaminação.

De acordo com a Paula Martinez, é preocupante já que a doença é endêmica e já existe de forma proporcional dentro dessa população.

“Ao se tornar um surto, nós vamos atrás de um problema e saber, por exemplo, o meio de transmissão e a propagação e como esse protozoário foi difundido. Até porque o número de pessoas contaminadas, doentes, só tende a aumentar”.

Surto de toxoplasmose assusta Saúde em Santa Maria

Foi emitido um documento da prefeitura, que começou a ser veiculado nas redes sociais com a confirmação de que o município está vivendo uma situação de epidemia da doença.

A toxoplasmose é uma doença infecciosa que pode ser congênita ou adquirida, causada principalmente pelo protozoário toxoplasma gondii, normalmente encontrado nas fezes de gatos e outros animais felinos.

Homens e outros animais podem hospedar o parasita e a doença pode ser adquirida na ingestão de documentos contaminados, como carne crua ou mal passada.

As carnes que normalmente hospedam o protozoário são a de porco e carneiro. Se vegetais abrigam o Toxoplasma é porque tiveram contato com fezes de animais hospedeiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.