O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Tipos de Feijão – Calorias, Benefícios e Informações Nutricionais

Entretanto, nem toda essa fama relacionada ao feijão é suficiente para que todos conheçam suas propriedades nutricionais.

Tipos de Feijão – Calorias, Benefícios e Informações Nutricionais
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O feijão é um dos alimentos mais populares entre os brasileiros. Seja com arroz, ou combinado com outros pratos, o feijão quase sempre está presente nas refeições. E por ser um alimento naturalmente vegano, não existe nenhuma restrição de consumo dos grãos. E isso faz do feijão ser bastante popular e consumido, principalmente aqui no Brasil.

Entretanto, nem toda essa fama relacionada ao feijão é suficiente para que todos conheçam suas propriedades nutricionais, os diferentes tipos de grãos existentes e o que eles ajudam a fornecer de benéfico para o organismo.

E para aqueles que desconhecem seus benefícios, as variações do feijão, e suas calorias, fique atento ao resto deste artigo e saiba tudo que as variedades de feijão podem trazer para sua saúde.

Tipos e benefícios do feijão

  • Feijão carioquinha 

O feijão mais popular entre os brasileiros. De acordo com TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), 100 g de feijão carioquinha contêm cerca de 76,4 calorias. E segundo o que consta na tabela nutricional, em 100 gramas do feijão, existem 13,6 g de carboidratos, 4,8 g de proteínas; 8,5 g de fibras alimentares.

O alimento também é rico em cálcio, manganês, ferro, fósforo, zinco, potássio, e sódio.

Suas quantidades de gorduras, tanto saturadas quanto poli-insaturadas, são insignificantes.

Benefícios do feijão carioquinha

  • Contribui para saúde do sistema digestivo devido à boa quantidade de fibras existentes, auxiliando também na redução de peso;
  • Por ser uma fonte de cálcio, e fósforo, fortifica a saúde dos nossos ossos e também dos dentes;
  • Controle de diabetes;
  • Feijão preto

Esse feijão é mais consumido no Rio Grande do Sul e também no Rio de Janeiro. É essa variedade de feijão utilizada em feijoadas. De acordo com TACO, 77 calorias compõem 100 g de feijão preto.

Entre as substâncias mais abundantes de sua composição, é possível encontrar 14 g de carboidratos, 4,5 g de proteínas, 8,4 g de fibra alimentar. Além disso, esse alimento é um rico composto de ferro, zinco, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, vitamina V1, e manganês.

Benefícios do feijão preto

  • O feijão preto é excelente. Ele auxilia no controle da pressão arterial, uma vez que tem baixo teor de sódio e é rico em cálcio, potássio, e magnésio;
  • Devido ao seu elevado teor de fibras, ele é excelente no controle de diabetes;
  • Por ser uma fonte de vitamina b6, auxilia no controle de problemas cardíacos.
  • Feijão branco

Um tipo de feijão bastante popular e consumido em sopas, saladas, e também dobradinhas.

O feijão branco é um pouco menos dietético. Isso porque, de acordo com a Anvisa, 100 g de feijão branco possuem 365 calorias. O feijão branco também é rico em proteínas (5g), fibras alimentares (4g), carboidratos (18g), cálcio, sódio e ferro.

Benefícios do feijão branco

  • Possui excelentes propriedades desintoxicantes;
  • Por ser um alimento de baixo glicêmico baixo, e ser rico em fibras, ele ajuda no controle de diabetes tipo II.
  • Graças também aos seus antioxidantes, ele ajuda na prevenção do envelhecimento precoce.
  • Feijão-de-corda

Preparado com um bom aperitivo, ele é um dos mais consumidos no Nordeste, principalmente no preparo do baião de dois. Também é consumido em Minas Gerais. Em uma porção de 100 g do alimento, existem 348 calorias.

Entre suas propriedades nutricionais, em 100 g de feijão-de-corda, podemos destacar uma boa quantidade de carboidratos (63,74 g). É um alimento rico em proteínas (100 g de feijão de corda contém cerca de 20 g de proteínas). A quantidade de fibras e sódio do feijão branco é quase nula.

Benefícios do feijão-de-corda

  • Por ser uma fonte de proteínas, ajuda a regular metabolismo, manutenção muscular (para quem pratica atividades de ganho muscular) auxilia na saúde dos dentes, ossos, pele e também na prevenção de infecções;
  • Feijão-azuqui

Esse outro tipo de feijão não é tão consumido no Brasil, porém bastante popular na culinária japonesa, que é o seu país de origem. Em 100 g do grão, existem cerca de 128 calorias.

O feijão-azuqui também é rico em carboidratos (24 g em 100 g de feijão), proteínas (7,25 g) e fibras alimentares (7,3 g).

Benefícios do feijão-azuqui

  • Por causa da quantidade de fibras, auxilia no emagrecimento, regula níveis de colesterol do organismo, ajuda a controlar diabetes, e ajuda a regular a digestão.
  • Por ser uma excelente fonte de B9 (ácido fólico), o grão é essencial para a boa formação do feto ainda dentro da barriga da mãe.
  • Feijão vermelho

Um grande com avermelhado e pequeno, e de sabor intenso, ele é bastante popular na culinária francesa, usado geralmente no preparo de sopas. Em 100 g de feijão vermelho existem 335 calorias.

Com base em uma porção pequena de 30 g (apenas 2 colheres de sopa), feijão vermelho apresenta os seguintes valores nutricionais: 100 Kcal, 20g de carboidratos, 2 g de fibras alimentares, 5 g de proteínas, e 5 mg de sódio.

Benefícios do feijão vermelho

  • Por ser uma boa fonte de fibras, contribui eficientemente para o emagrecimento, controle digestivo, reduzindo os níveis glicêmicos e de colesterol no sangue.
  • Além disso, é uma fonte de bons antioxidantes, compostos que ajudam combater radicais livres que causam doenças, inibindo o envelhecimento precoce.
  • Feijão verde

Com baixo nível calórico e níveis insignificantes de colesterol, o feijão verde é um alimento bastante popular e consumido na gastronomia nordestina. Em uma porção de 100 g de feijão verde, podemos encontrar apenas 50 g de calorias, somente 1,57 g de carboidratos. Ele não é um alimento com grandes níveis proteicos (0,40 g em 100 g do grão), tampouco rico em fibras (0,7 g em 100 g). Mas é um alimento rico em folato e vitamina K.

Benefícios do feijão verde

Por causa do folato, ele ajuda a combater estado de ansiedade e depressão;

Por ser um alimento rico em vitamina K, ele ajuda fortalecer a saúde dos ossos;

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.