O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Terapia hormonal na pós-menopausa reduz a gordura abdominal

Terapia hormonal após a menopausa pode ajudar as mulheres a acumular menos gordura, especialmente no abdômen, e reduzir seu índice de massa corporal, de acordo com um estudo observacional.

Terapia hormonal na pós-menopausa reduz a gordura abdominal
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

As mulheres que após a menopausa passam por tratamento com terapia de reposição hormonal (TRH) para aliviar os sintomas irritantes que surgem nessa fase poderiam se beneficiar de um menor acúmulo de gordura na região abdominal , além de ter um menor índice de massa corporal. (IMC) em comparação com aqueles que estão nesta fase, mas não tomaram este medicamento.

Isso foi relatado por pesquisadores do Centro Hospitalar Universitário de Vaud, na Suíça, em um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism . A amostra do trabalho observacional consistiu em 1.860 mulheres na pós-menopausa entre 50 e 80 anos, e uma parte delas que acompanhou a terapia hormonal foi a que apresentou menor prevalência de acúmulo de gordura abdominal em relação ao restante.

No caso de esse tecido adiposo – que envolve órgãos como o pâncreas ou o fígado – se acumular em excesso, pode afetar diretamente a função de alguns hormônios. Uma delas é a insulina , cujo desajustamento aumenta o risco de doença cardiovascular e está relacionado ao metabolismo, como o diabetes tipo 2.

Efeito rebote ao deixar a terapia hormonal

Os efeitos protetores contra a gordura , no entanto, desapareceu naqueles que descontinuaram HRT, independentemente da duração do tratamento, e este acumulada rapidamente em seus abdomens. Enquanto muitos estudos anteriores descobriram que quando as mulheres superam os menopausa estão mais propensas a ganhar peso como um resultado da diminuição da produção de estrogênio , assim que este ‘efeito rebote’ não surpreendeu os pesquisadores.

Porque a tendência a ganhar peso e acumular gordura abdominal são comuns nesta fase da vida feminina, Georgios E. Papadakis, autor do estudo, explicou que devem ser tomadas medidas para evitar suas consequências negativas, tais como doenças cardiovasculares e na ossos, e recomenda aumentar a atividade física após a menopausa para contrariar estes e outros problemas de saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.