O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Tatuagens eletrônicas tem a funcionalidade de eletrodos para exames

Atualmente, métodos de diagnóstico, como o eletrocardiograma (ECG) e a eletromiografia (EMG), necessitam de eletrodos de gel.

Tatuagens eletrônicas tem a funcionalidade de eletrodos para exames
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Tatuagens eletrônicas temporárias, feitas com uma impressora jato de tinta, trabalham de forma eficiente como eletrodos para o acompanhamento a curto ou longo prazos de impulsos elétricos do coração ou dos músculos.

Atualmente, métodos de diagnóstico, como o eletrocardiograma (ECG) e a eletromiografia (EMG), necessitam de eletrodos de gel, porém, eles em geral são pouco flexíveis e incômodos, limitando visivelmente a locomobilidade dos pacientes, restringindo a coleta de dados em uma ocasião mais realística. E como o gel dos eletrodos seca depois de um curto período de tempo, as possibilidades de fazer medições por um enorme período usando esse tipo de eletrodo são inviáveis.

Por esse motivo, Francesco Greco se juntou a colegas das universidades de Graz (Alemanha) e Milão (Itália) para fazer um novo tipo de eletrodo que aumenta a transmissão de impulsos elétricos entre o corpo humano e uma máquina.

As tatuagens eletrônicas foram feitas a partir de polímeros condutores como tintas, utilizadas por impressão jato de tinta sobre um papel de tatuagem provisório disponível comercialmente. As conexões externas necessárias para transmitir os sinais são ligadas diretamente na tatuagem. Os eletrodos da tatuagem são então colocados na pele por transferência, dificilmente podendo ser detectada pelo usuário.

Por conta de sua espessura – menos de um micrômetro (0,001 milímetro) -, os eletrodos podem ser adaptados de modo perfeito às diferenças da pele humana, e podem até ser colocados em partes do corpo onde os eletrodos normalmente não são pertinentes, no rosto, por exemplo.

“Com este método, será possível dar um enorme passo adiante no desenvolvimento da eletrônica epidérmica. Estamos em um caminho direto para fabricar um sistema aplicável extremamente econômico e simples, bem como versátil, que tem um enorme potencial de mercado,” Falou Greco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.