O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Secadores de banheiros sopram bactérias de fezes para suas mãos, segundo estudo

De acordo com o pesquisador, as bactérias dos banheiros vem em geral das fezes humanas.

Secadores de banheiros sopram bactérias de fezes para suas mãos, segundo estudo
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Esta notícia vai literalmente modificar a sua forma de enxergar os banheiros públicos de locais como restaurantes, shoppings e aeroportos. As bactérias nestes locais são sopradas para as suas mãos, afirma um estudo recente.

De acordo com a pesquisa publicada neste mês pela revista Applied and Environmental Microbioligy, os secadores de banheiros de banheiros como os citados acima, sugam o ar local cheio de coliformes fecais (sim, as bactérias das fezes!) e as sopram de volta para as suas mãos e em todo o ambiente.

Após ter feito uma análise de ar nos banheiros que não contam com o secador e outros que continham a máquina para uma comparação simples, o resultado provou que as amostras coletadas de banheiros com o aparelho contam com mais colônias de bactérias.

De acordo com o estudo, os pesquisadores observaram 36 banheiros da Escola de Medicina da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos.

Bactérias presentes nos banheiros só são encontradas em laboratórios

Eles encontraram variedade da bactéria bacillus subtilis, conhecida também como PS533. Esta bactéria normalmente é encontrada somente em ambientes laboratoriais, mas estava em todos os banheiros observados.

De acordo com o estudo, as bactérias presentes no local vieram das fezes e podem ser jogadas na atmosfera do local quando é dada a descarga, principalmente em sanitários que não tem tampa.

O responsável pelo estudo é o professor Peter Setlow, que ainda informou para a revista Newsweek que o entra e sai de pessoas pelo banheiro faz com que as bactérias se espalhem ainda mais pelo local.

Para prezar um pouco mais pela higiene, é necessário dar descarga com a tampa fechada, deixando o banheiro menos contaminado. Evitar colocar materiais como escovas de dente e barbeadores em cima das bancadas e pias também fará melhor para a sua saúde, já que evitará o contato direto com as superfícies mais expostas às bactérias.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.