O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Riscos para saúde do consumo exagerado do Paracetamol alertam especialistas

Paracetamol é barato, eficaz e acessível em qualquer farmácia sem receita médica, tornando-se um dos analgésicos mais populares.

Riscos para saúde do consumo exagerado do Paracetamol alertam especialistas
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Paracetamol é muito utilizado pela população . É muito eficaz para aliviar dores articulares, musculares ou dentárias , dores de cabeça , lombalgia ou para reduzir a febre. Embora especialistas considerem que é muito mais seguro do que o ibuprofeno ou aspirina, mais e mais pessoas estão alertando sobre os riscos associados ao uso prolongado e prolongado.

Tomar paracetamol prejudica a sua saúde?

Paracetamol é barato, eficaz e acessível em qualquer farmácia sem receita médica, tornando-se um dos analgésicos mais populares. A dose recomendada é segura, embora se considere que sua margem de segurança, ou índice terapêutico, limita a toxicidade . O máximo, cerca de 4 gr. diariamente para um adulto, é alto e pode causar sérios danos ao fígado. Não é aconselhável para pessoas com problemas no fígado.

O assunto não pára por aí. Muitos especialistas começaram a questionar os benefícios desse analgésico contra a dor lombar e a osteoartrite crônica. Para isso, os resultados de estudos recentes que concluem acrescentou que aqueles que ingeriram rotineiramente este tipo de medicanento são mais propensos a ter longo, úlceras ou hemorragias do estômago, sofrer um acidente vascular cerebral ou infarto . Além disso, outros efeitos colaterais foram notados, como insuficiência renal, problemas gastrointestinais, alterações na pele, como erupções cutâneas e, às vezes, problemas no sangue.

Embora esses efeitos ainda não tenham sido totalmente verificados, os especialistas insistem em fazer um consumo estritamente necessário , tomando a menor dose efetiva possível e pelo menor tempo possível. O fato de podermos comprar facilmente não nos impede de fazer uso com moderação dele.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.