O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Remédio inovador reduz efeitos colaterais de intolerantes a glúten

Remédio inovador reduz efeitos colaterais de intolerantes a glúten
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Se você é celíaco, sabe muito bem como é complicado encontrar alimentos que não tenham glúten em sua composição.

Tentar comer de forma livre de glúten pode ser algo completamente complicado, uma tarefa quase impossível, já que muita gente consome esta proteína mesmo fazendo uma dieta livre deste nutriente que é encontrado no trigo.

Por isso, os cientistas iniciaram um trabalho detalhado para conseguir levar um pouco mais de bem-estar para os pacientes que convivem com este problema.

Foi descoberto um novo medicamento que é capaz de reduzir os efeitos colaterais no organismo após a exposição do alérgico ao glúten.

A novidade será apresentada na Semana de Doenças de Digestão, que acontecerá em Washington, capital dos Estados Unidos no mês que vem.

No experimento que trouxe a novidade, os cientistas usaram os anticorpos monoclonais, aquelas proteínas que são produzidas pelo sistema de imunidade para identificar e neutralizar corpos como bactérias e os vírus.

No estudo, os pesquisadores conseguiram identificar que o anticorpo AMG 714 possui uma propriedade que bloqueia a interleucina 15, mediador responsável pela doença celíaca.

De acordo com Francisco Leon, autor do estudo, é importante notar que a droga está sendo investigada pelo potencial de proteger contra uma contaminação modesta.

Ou seja, o autor do estudo alerta que o celíaco não deverá comer grandes quantidades de alimentos como pão, macarrão, que contam com o glúten.

Confira mais detalhes sobre o estudo

Os pesquisadores fizeram o estudo dividindo os indivíduos com a doença em dois grupos: os que receberam o anticorpo AMG714 em duas doses e outro um placebo.

Esta novidade é vista como esperança para quem é celíaco. A contaminação do paciente poderá acontecer durante o processamento, rotulagem ou embalagem dos alimentos.

Se você apresenta barriga estufada, ânsia de vômito, diarreia, perda de peso, lesões na pele após consumo de algum produto com glúten e com frequência, busque um médico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.