O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Pravastatina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Pravastatina pode ser ingerido com ou sem alimentos, à mesma hora todos os dias.

Pravastatina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais
Deixe Seu Voto

A Pravastatina pertence a um grupo de medicamentos chamados inibidores da HMG CoA redutase, ou “estatinas”. Esta droga reduz os níveis de colesterol “ruim” (lipoproteína de baixa densidade, ou LDL) e triglicérides no sangue.

O tratamento com este medicamento também aumenta os níveis de colesterol “bom” (lipoproteína de alta densidade ou HDL).

Este medicamento também é usado para reduzir o risco de derrame e ataques cardíacos em pessoas com ou sem doença coronariana.

Como tomar pravastatina

Todo medicamento deve ser administrado exatamente como orientado pelo médico. Confie apenas em seu profissional de saúde para alteração de sua dosagem, sendo assim, não use este medicamento em quantidades diferentes ou por mais tempo do que o recomendado por decisão pessoal não orientada.

Pravastatina pode ser ingerido com ou sem alimentos, à mesma hora todos os dias. As doses de pravastatina são baseadas na idade e são mais baixas em crianças e adolescentes atendendo as necessidade pessoais de cada paciente.

Armazene este medicamento a temperatura ambiente e longe da umidade, calor ou luz solar. Em casos de substâncias líquidas, a garrafa deve ser fechada quando não estiver em uso.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais comuns registrados durante o uso da pravastatina podem incluir: dor muscular ou articular, náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça, sintomas frios, como nariz entupido, espirros, dor de garganta.

A pravastatina pode causar danos no fígado, quebra do tecido muscular esquelético, levando à insuficiência renal. Busque atendimento médico de emergência se sentir: dor muscular inexplicável, sensibilidade, forte fraqueza, febre, cansaço incomum, urina de cor escura.

A Pravastatina não será tão eficaz na redução do colesterol se o paciente não seguir uma dieta equilibrada e focada em baixo colesterol.

Procure atendimento médico de emergência caso tenha dores musculares inexplicáveis, sensibilidade ou fraqueza, febre, cansaço invulgar, urina de cor escura, dor no peito, dor de estômago superior, perda de apetite, Icterícia (amarelecimento da pele ou olhos).

Informações importantes:

Exames de sangue frequentes devem ser realizados durante o uso deste medicamento. A pravastatina deve ser auxiliada por um programa que também pode incluir dieta, exercício e controle de peso.

Grávidas não devem tomar este medicamento sob o risco de contrair doenças hepáticas. Esta droga pode prejudicar o feto ou causar defeitos congênitos. Além disso, a pravastatina pode passar para o leite materno e prejudicar a amamentação e consequentemente o recém-nascido.

Em caso do paciente fazer uso dos componentes “colestiramina” ou “colestipol”, evite tomá-los no prazo de quatro horas antes de tomar a pravastatina.Evite beber álcool.

Toranja e sumo de toranja podem interagir negativamente com a pravastatina e causar efeitos graves ao paciente.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças e não deve ser compartilhado com outras pessoas. A consulta ao seu médico é fundamental para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas necessidades pessoais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.