O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Pilates: benefícios, emagrece e onde praticar

O Pilates proporciona o fortalecimento e alongamento dos músculos, para que eles se mantenham saudáveis.

Pilates: benefícios, emagrece e onde praticar
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Muito se sabe que a prática de exercícios físicos é fundamental para uma boa saúde, porém existem diversos tipos de atividades físicas e muitas pessoas não tem tempo para se dedicarem a longas caminhadas e corridas.  

Para aqueles que não podem ou simplesmente não gostam de se exercitarem das formas mais tradicionais uma ótima opção é o Pilates.

Mas, afinal: O que é o Pilates?

O Pilates é uma técnica de exercícios físicos que foi desenvolvida em 1920, menos atual do que se pensa, pelo alemão Joseph Pilates (daí vem o próprio nome), que se empenhou para desenvolver um meio de resolver problemas musculares e da coluna de atletas e bailarinos. Uma das premissas do Pilares é reestabelecer o equilíbrio do corpo e da mente.

Quais os benefícios do Pilates para o corpo?

O Pilates proporciona o fortalecimento e alongamento dos músculos, para que eles se mantenham saudáveis. Esse trabalho se faz com o uso de aparelhos e acessórios que são próprios da técnica do Pilates, que é considerada uma atividade de baixo impacto e muito eficiente.

Os exercícios de Pilates contam com princípios de outras técnicas, como: Fisioball, Power Yoga, Stretching, Rolfing, Polestar, dentre outras.

Dentre os princípios da pratica de Pilates estão a prevenção no combate de fraturas, dores musculares e de origem postural, acionamento dos músculos abdominais (conhecido como “centro de força”), controle e equilíbrio dos movimentos, alinhamento postural e aumento da concentração.

Tudo isso em movimentos de baixo impacto, poucas repetições e grande variedade de posturas e movimentos. A seguir listamos os principais benefícios do Pilates:

  • Melhora o condicionamento físico
  • Melhora na coordenação motora
  • Controle da ansiedade e diminuição do estresse
  • Aumento da mobilidade
  • Reequilíbrio da mente
  • Melhora postural
  • Alivio de dores musculares e posturais
  • Amento da flexibilidade
  • Aumento da força e resistência
  • Definição muscular

O Pilates ajuda a emagrecer?

A resposta é sim! Mas vale lembrar que como toda prática de atividade física, deve ser feita com a orientação de um profissional da educação física e contando com uma alimentação balanceada. Reeducação alimentar e pilates com certeza são um ótimo meio de emagrecer de forma saudável.

Apesar de ser uma atividade física que trabalha os músculos, o pilates também contribui para a perda de gordura corporal, já que é uma atividade de alta perda calórica.

O Pilates é tão seguro e recomendado que pode até ser feito por pessoas com hérnia de disco ou indivíduos em recuperação de fraturas e/ou lesões musculares.

Onde praticar?

O mais importante na hora de buscar um local adequado para se praticar pilates é escolher um instrutor/a especializado na técnica. A prática de pilates exige que não se tenha mais do que 2 ou 3 alunos praticando ao mesmo tempo, por ser uma atividade física que exige muita atenção e auxílio do instrutor/a, para verificar os progressos e qualidade dos movimentos.

E você, já pratica Pilates? Vale a pena considerar e comprovar os benefícios do Pilates em seu corpo, em sua mente e em sua saúde!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.