O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

O uso de Monovin A: é prejudicial à saúde? para que serve e efeitos colaterais

Dermatologistas defendem que a aplicação de Monovin A não é o procedimento mais adequado para o efeito desejado nos cabelos.

O uso de Monovin A: é prejudicial à saúde? para que serve e efeitos colaterais
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Cabelos longos e esvoaçantes ao vento, quem nunca sonhou com essa condição em pouco tempo?

Muitas pessoas estão aderindo ao uso de estimulantes de crescimento de fios, que os fortalecem e aceleram esse processo. O Monovin A ganhou fama para esta aplicação. Mas na realidade ele foi desenvolvido para uso veterinário, com objetivo de deixar a crista de cavalos mais vistosa e macia.

Alguns dos usos de Monovin A:

  • Adicionado em shampoos e/ou cremes de hidratação, para crescimento, beleza dos fios e maciez;
  • Em esmaltes, para fortalecimento e crescimento rápido das unhas;
  • Na pele, para clareamento de manchas.

Impactos do Monovin A na saúde, contraindicações e efeitos colaterais

  • Impactos na saúde: a princípio, o uso externo parece não causar prejuízos à saúde, salvo o uso no rosto, que é mais sensível. O uso desta vitamina foi avaliado em um grupo de pessoas, mas em todo caso, recomendamos a avaliação e aconselhamento de um especialista (dermatologista) para evitar problemas. E por se tratar de finalidade veterinária, jamais faça uso injetável!
  • Contraindicação: recomenda-se que grávidas e lactantes não utilizem este produto;
  • Efeitos colaterais: quando em excesso, pode haver caspa, queda de cabelo, quebra dos fios, oleosidade e envenenamento pela vitamina (hipervitaminose).

Neste caso, por se tratar de vitamina A, podem ocorrer queda de sobrancelhas, lábios rachados, pele seca, dores de cabeça, cabelos ásperos, fraqueza, hipertensão, saliência óssea, entre outros sintomas.

O que dizem os dermatologistas

Dermatologistas defendem que a aplicação de Monovin A não é o procedimento mais adequado para o efeito desejado nos cabelos. É necessário um tratamento de dentro para fora, com a ingestão oral de vitamina A através da alimentação e por suplementação vitamínica.

Deve-se atentar também à causa do que pode estar culminando na queda ou tornando o cabelo fraco, pois estes podem ser sintomas indicativos de problemas de saúde.

Procure sempre uma avaliação médica para realizar tratamento mais adequado a cada situação, assim é possível eliminar dúvidas e evitar qualquer adversidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.