O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Nitrofurantoína: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Antes de medir uma dosagem do Nitrofurantoína é importante agitar bem a sua suspensão oral.

Nitrofurantoína: para que serve, como tomar e efeitos colaterais
4 (80%) 2 votos Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A nitrofurantoína é um antibiótico que serve para tratar infecções bacterianas no trato urinário, como a cistite e a uretrite. Ele atua danificando o DNA e os ribossomos das bactérias sensíveis.

Como tomar nitrofurantoína

Antes de medir uma dosagem do Nitrofurantoína é importante agitar bem a sua suspensão oral. A seringa dosadora ou uma colher de dosagem especial devem garantir a quantidade exata prescrita. É recomendado o uso do medicamento com alimentos. Sua dose líquida pode ser misturada com água, leite ou suco de frutas para facilitar a ingestão.

Os médicos geralmente mantêm a medicação por 3 dias após exames apontarem o fim da infecção. O medicamento pode causar alterações em exames de glicose, por isso o médico deve ser avisado de seu uso.

Contraindicações

A Nitrofurantoína é contraindicada para os casos de doença renal grave, em histórico de icterícia ou problemas hepáticos causados pelo uso do medicamento, para gestantes nas últimas quatro semanas de gestação, lactantes e bebês com menos de 1 mês de vida.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais mais graves do uso da Nitrofurantoína são mais comuns em adultos mais velhos ou debilitados. Os mais leves são: Dores de cabeça, tontura, gases, dor de estômago, diarreia leve e coceira ou corrimento vaginal. Qualquer outro sintoma deve ser avisado ao médico imediatamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.