O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Nifedipina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O comprimido de Nifedipina pode conter lactose.

Nifedipina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A Nifedipina é um bloqueador de canal de cálcio que funciona relaxando os músculos do coração e dos vasos sanguíneos. Este medicamento é utilizado para tratar a hipertensão (tensão alta) e angina (dor no peito), agindo contra doenças arteriais graves e ataques cardíacos.

Efeitos colaterais Nifedipina

Tonturas leves podem ocorrer caso o paciente levante-se rapidamente de uma posição deitada ou sentada. Levante-se devagar e mantenha-se firme para evitar uma queda.

Este medicamento é contra-indicado for alérgico à Nifedipina, se tiver sofrido ataque cardíaco em menos de duas semanas ou preceder alguma doença coronária grave.

Procure atendimento médico de emergência caso sinta forte tontura, batimentos cardíacos tremulando em seu peito, dor no peito ou sensação de peso, dor espalhando-se no maxilar ou no ombro, náuseas, sudorese, mal-estar geral, inchaço nos seus tornozelos ou pés ou dor de estômago superior, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).

Como tomar

Em casos de comprimido de liberação prolongada, o paciente deve ingerir a medicação com o estômago vazio. Comprimidos ou cápsulas de Nifedipina não devem ser esmagados, mastigados, quebrados ou aberto/violados.

Não retire o comprimido/cápsula da embalagem, retire-o apenas quando estiver pronto para tomar o medicamento.

Todo medicamento deve ser utilizado conforme orientado pelo seu médico. Não esqueça de perguntar e tirar todas as dúvidas com seu médico ou farmacêutico caso você não entenda as instruções.

De acordo com o tratamento, o médico pode alterar a dose. Nunca ingira qualquer medicamento em quantidades diferentes, maiores ou menores, ou por mais tempo do que o recomendado pelo profissional de saúde. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição.

Informações importantes:

Caso o paciente necessite de cirurgia deve informar o médico sobre o uso deste medicamento.

Não pause o uso deste medicamento por conta própria sem antes consultar um médico, pois a descontinuação de qualquer medicamento receitado pode piorar a condição do paciente.

Cuidado, pois a pressão arterial elevada muitas vezes não tem sintomas. Por este motivo, sua pressão arterial precisará ser verificada com frequência e você pode precisar de outros exames de sangue.

Em algumas versões deste medicamento, a droga pode ser revestido com uma espécie de “casca” que não é absorvida ou derretida no corpo, não estranhe caso visualize em seus excrementos.

A toranja (em sumo em in natura) podem interagir negativamente com Nifedipina, evite-a.

Evite também levantar-se bruscamente de uma posição sentada ou deitada.

Grávidas: este medicamento não é seguro para o feto, mas sabe-se que a Nifedipina pode passar para o leite materno e prejudicar a amamentação. Informe o seu médico se estiver grávida.

O comprimido de Nifedipina pode conter lactose.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças e não deve ser compartilhado com outras pessoas. A consulta ao seu médico é fundamental para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas necessidades pessoais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.