O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Naproxeno: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

A dose mais baixa do Naproxeno é a mais eficaz. O comprimido não pode ser quebrado ou triturado.

Naproxeno: para que serve, como tomar e efeitos colaterais
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O Naproxeno é um medicamento anti-inflamatório não esteroidal (AINE) que age reduzindo os hormônios que causam inflamação e dor no corpo. Ele é usado para tratamento de dores causadas por artrite, espondilite anquilosante, tendinite, bursite, gota ou cólica menstrual. O medicamento não é recomendado para tratar ou aliviar as dores agudas, apenas dores crônicas.

Cuidados e Contraindicações

Pessoas alérgicas à aspirina ou outro AINE não devem tomar o Naproxeno. Altas doses do medicamento e longos prazos podem causar riscos de problemas cardíacos e derrames cerebrais. Quem operar o coração não pode usar o medicamento. Durante o tratamento, o Naproxeno pode causar sangramento no estômago ou no intestino, se isso ocorrer, que pode ser fatal, o médico deve ser procurado. Grávidas não devem tomar o medicamento nos últimos três meses de gestação. Lactantes e menores de dois anos também são proibidos de usar o remédio. Mulheres em processo de fertilização podem ser prejudicadas, pois ele pode causar infertilidade temporária.

Como tomar naproxeno

A dose mais baixa do Naproxeno é a mais eficaz. O comprimido não pode ser quebrado ou triturado. Para a forma líquida o recomendado é agitar bem antes de usar. Crianças que estiverem usando o medicamento e tiverem alteração no peso precisam ter a dosagem alterada também já que esta é de acordo com seu peso. Em alguns casos, o usuário do Naproxeno deve ter que fazer exames médicos para acompanhar como o organismo reage à medicação. Evite ingerir álcool, antiácidos e outros medicamentos semelhantes ao Naproxeno junto de seu uso.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais de um remédio sempre podem ir além dos conhecidos, tudo vai depender da forma como cada organismo vai reagir. No caso do Naproxeno os efeitos mais comuns podem incluir indigestão, azia, dor de estômago, náusea, dor de cabeça, tontura, sonolência, cansaço, contusão, comichão, erupção cutânea e inchaço. Já foram informados outros efeitos mais graves como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Todos os sintomas mais graves devem ser informados ao médico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.