O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Musculação: para que serve e benefícios no emagrecimento

Com um apelo estético muito alto, quem pratica musculação também tem melhoras em sua saúde e qualidade de vida.

Musculação: para que serve e benefícios no emagrecimento
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Uma das primeiras opções para quem busca um corpo definido, a musculação é umas das práticas de exercícios mais difundidas em todo o mundo.

Com um apelo estético muito alto, quem pratica musculação também tem melhoras em sua saúde e qualidade de vida. Abaixo nós iremos falar um pouco sobre ela e esclarecer algumas dúvidas sobre seus benefícios.

Musculação e suas aplicações

A musculação é basicamente uma modalidade de exercícios focados em resistência, no caso, resistência contra pesos externos. Seus praticantes buscam, geralmente, a hipertrofia e o ganho alto de massa muscular e força.

Diferente do crossfit, citado aqui recentemente, ela não pode ser considerada um esporte, mas auxilia muito os praticantes de outros esportes a criarem resistência e terem ganhos de massa muscular que auxiliarão em suas atividades.

Muitos esportes, como o levantamento de peso – que é um esporte olímpico – tem base na musculação. E todos aqueles que buscam a hipertrofia, encontrarão na musculação uma base muito forte para iniciar e alcançar seus objetivos.

Alguns dos benefícios que você encontra na musculação, são:

  • Mais força e resistência;
  • Melhora a concentração;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Melhor estética corporal;
  • Fortalece a coluna;
  • Acelera o metabolismo;
  • Contribui para a saúde do coração.

Crescimento e emagrecimento

Muitos jovens que começam a praticar a musculação questionam se isso atrapalha de alguma maneira o crescimento. Existe um folclore muito forte sobre isso nas academias, mas não existe uma base científica para provar isso.

O que é recomendado nesses casos, principalmente na pré-adolescência, é que haja acompanhamento para que o jovem não se esforce de maneira excessiva. De fato, enquanto seu corpo está em desenvolvimento algumas atividades podem ser de alguma maneira mais custosa ao crescimento saudável do indivíduo.

Já quanto ao emagrecimento há muitos benefícios envolvidos. Boa parte das pessoas que procuram na musculação uma atividade para perder a barriga e ganhar massa magra, tem este retorno. Mesmo que isso leve um pouco mais de tempo do que em outras atividades.

Entretanto deve-se ressaltar que o que acaba acontecendo quando se pratica musculação apenas com o intuito de emagrecer, é que deve haver também outras técnicas para alcançar este objetivo. A musculação vai, ao longo de seu processo, “substituir” a gordura por massa magra, então por muitas vezes você não verá uma alteração na balança, mas sim no espelho.

Você constatará que seu corpo está mais harmonioso e bonito, mas não necessariamente mais magro. Você terá músculos e massa magra no lugar de toda aquela gordura de antes. Esteticamente estará muito mais próximo do que deseja do que antes.

Como sempre deixamos aqui um aviso: Sempre que for iniciar qualquer atividade física, converse com um profissional de educação física ou médico para que você tire a melhor experiência do que estará fazendo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.