O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Ministério da Saúde convoca população para doação de sangue

Com estoques baixos, governo precisa da ajuda da população para garantir atendimento.

Ministério da Saúde convoca população para doação de sangue
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A doação de sangue é um processo muito simples, rápido, solidário e seguro. Com a sua doação, é possível salvar até quatro pessoas.

E o Ministério da Saúde está chamando a população para exercer esse bom hábito, pois os estoques de banco de sangue estão cada vez mais escassos.

A queda da doação de sangue tem impactado negativamente os estoques de várias cidades e a necessidade por mais doadores é uma realidade.

Como ainda não existe nenhum tipo de medicamento que possa substituir a doação de sangue, os cidadãos precisam ajudar os seus conterrâneos.

Só conseguem se safar de diversos problemas graves para a vida por meio de transfusão, as pessoas que tem a sorte de contar com a generosidade de um doador.

O importante, de acordo com o Ministério, é doar com regularidade. Em períodos de férias e de seca existe a tendência dos estoques diminuírem muito.

Por ano, cerca de 3,4 milhões de doações de sangue são feita. Segundo dados de 2016, somente 1,6% da população brasileira doa sangue, isso é o equivalente a 16 doadores a cada mil cidadãos.

Doação de sangue salva vidas!

O número é baixo e por isso o Ministério da Saúde tem feito um esforço para tentar aumentar esta taxa.

Só no ano passado, o Ministério da Saúde fez um investimento de R$ 1,2 bi na Hemorrede, a rede de sangue e hemoderivados.

Os recursos foram destinados para modernizar unidades, qualificar profissionais, estruturar a rede nacional e fornecer medicamentos para pacientes que possuem doenças no sangue e passam por atendimentos no SUS.

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, menores precisam de consentimento dos pais. Maiores de 60 anos só podem doar se tiverem feito alguma doação anterior.

O peso mínimo é de 50kg, é preciso estar descansado, ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas.
Não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas, estar alimentado (exceto alimentos gordurosos nas últimas quatro horas).

Apresentar documento original com foto, como identidade, carteira de trabalho ou de motorista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.