O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Minerais Quelatos: o que é, para que serve, benefícios e efeitos colaterais

Os minerais quelatos tem uma ligação que geralmente acontece com um aminoácido ou outro tipo de componente orgânico.

Você já deparou com a descrição minerais quelatos quando consultou a composição de algum suplemento? Você sabe o que eles são? Se não, continue acompanhando este artigo e se informe um pouco mais sobre esta substância e qual é a sua função.

Para que serve um mineral quelato?

Os minerais quelatos tem uma ligação que geralmente acontece com um aminoácido ou outro tipo de componente orgânico. Á partir do momento que os dois se encontram no sistema digestivo, não há mais separação.

Eles são minerais que, quando combinados com aminoácidos, dão origem a complexos, como: boro quelato, cálcio quelato ou cromo quelato.

Sua produção pode ser muito complexa, acontecendo através de um sistema que obtém os aminoácidos das proteínas e assim acaba provocando uma reação com os minerais metálicos em reatores.

Assim ao obter os minerais quelatos é esperado que a absorção de minerais melhore em proporções maiores.

Em suplementos alimentares eles são comercializados como superiores a outros suplementos de minerais. Como isso, a indústria argumenta que eles são utilizados mais facilmente pelo corpo do que os minerais não-quelatos.

Os minerais quelatos têm uma biodisponibilidade quatro vezes maior, trocando em miúdos, isso indica que eles realmente têm uma melhor absorção, o que acaba sendo uma vantagem em relação a outros minerais. E os minerais são uma classe de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Infelizmente ainda não há muitos estudos na área cientifica referente aos minerais quelatos. Então ainda não se pode afirmar com cem por cento de certeza em relação há alguns benefícios que ele pode trazer.

Mas mesmo com o pouco que foi abordado, de forma cientifica, acredita-se que os minerais quelatos são utilizados pelo nosso organismo como:

  • Suporte ao crescimento normal;
  • Estabilização do transtorno bipolar;
  • Construção de músculos e ossos fortes;
  • Melhoria do sistema imunológico.

Todos os benefícios citados acima ainda estão em estudo. Há pesquisas sendo realizadas para corroborar todas estas informações e assim poder afirmar que as atribuições positivas feitas a ele pelos fabricantes de suplementos são realmente confiáveis.

Então, antes de enveredar pelo consumo desenfreado por substâncias que tenha os minerais quelatos em sua composição, por favor procure um médico que irá aconselha-lo de maneira profissional sobre eles.

Mas é importante ressaltar que um dos grandes benefícios dos suplementos que tem minerais quelatos em sua composição em relação a outros que não tenham é que os efeitos colaterais que atingem as pessoas que fazem uso deles como: diarreia, prisão de ventre e problemas gástricos e intestinais, são muito menos frequentes.

Ressalvas quanto aos minerais quelatos 

Não é possível precisar quais são os efeitos nocivos dos suplementos minerais quelatos, ainda não há estudos suficientes sobre ele. Mas também não existem relatos graves da utilização deste tipo de substância.

Claro que podem haver reações adversas, dependendo da hipersensibilidade que o individuo tenha, além de alergias. Deve-se levar em consideração que algumas pessoas abusam de certas substâncias em busca de benefícios em um tempo menor e acabam realizando superdosagens e prejudicando o próprio corpo com isso.

Mas fora isso, há a preocupação com mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Não se sabe se isso pode fazer mal a criança e a mãe, ou mesmo trazer algum benefício. Então recomendamos que procure um médico, assim ele pode lhe instruir melhor e te dizer se é recomendável o uso desta substância para o objetivo que você e pretende.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.