O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Metabolismo, anabolismo e catabolismo o que são

Quer aprender um pouco mais sobre como o metabolismo funciona? Então continue lendo esta postagem e aprenda um pouco mais sobre o que acontece dentro do seu corpo.

Metabolismo, anabolismo e catabolismo o que são
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Você que malha, está ciente de como seu organismo funciona? Você, tendo mais conhecimento sobre o funcionamento do seu corpo, poderá assim aplicar métodos mais efetivos para que possa ter um desenvolvimento muscular ou emagrecimento melhores.

E um dos fatores que influenciam completamente no funcionamento do seu corpo é seu metabolismo. Há várias reações acontecendo simultaneamente dentro de você, essas são reações bioquímicas em nível celular, e isso é seu metabolismo agindo. E ele é dividido em duas partes opostas e complementares, que é o anabolismo e o catabolismo.

Quer aprender um pouco mais sobre como o metabolismo funciona? Então continue lendo esta postagem e aprenda um pouco mais sobre o que acontece dentro do seu corpo.

Como o metabolismo funciona?

O anabolismo é uma reações que, coletivamente, acarreta o armazenamento de energia e construção de tecido.

Explicando o processo de uma maneira mais técnica, as moléculas mais complexas são sintetizadas a partir de moléculas menos complexas, as quais são chamadas de substratos.

Podemos ver este processo acontecendo na síntese de proteínas dentro do tecido muscular a partir dos aminoácidos. Ele também está presente na formação de estoques de glicogênio por intermédio do agrupamento de moléculas de glicose.

Na prática, para quem está malhando isso ocorre após uma sessão de treinamento combinada com uma ingestão adequada de nutrientes. Principalmente carboidratos (serão convertidos em glicose) e proteínas (fornecendo aminoácidos para à hipertrofia muscular). O anabolismo é responsável pelo crescimento, regeneração e manutenção de diversos tecidos e órgãos presentes no organismo. 

Já com um processo, que pode-se colocar como oposto, está o catabolismo. Nele o organismo irá desmembrar moléculas mais complexas para obter as moléculas mais simples e assim aumentar a disponibilidade de nutrientes para o organismo.

Para exemplificar o catabolismo, podemos apresentar o processo de digestão dos alimentos. Nele o nosso organismo irá realizar o processamento dos nutrientes contidos nos alimentos em moléculas mais simples que serão então usadas pelo metabolismo.

O catabolismo acaba acontecendo quando o organismo esta sem energia suficiente e assim através da destruição de seus próprios tecidos e reservas, acarreta a liberação de aminoácidos e glicose para converte-los em energia. Isso se reflete muito no nosso treinamento, onde o catabolismo estará ativo para que possamos ter energia necessária para realizar os exercícios.

Há muitos fatores e acontecimentos no nosso corpo que intervém nestas duas reações. Mas basicamente o que acontece com nosso organismo é a atuação do anabolismo e do catabolismo, agindo de forma alternada e finalmente convergindo então no que chamamos de metabolismo.

É importante ressaltar que o nosso sistema metabólico, ou seja, as reações anabólicas e catabolicas são reguladas pelos nossos hormônios. Assim qualquer alteração também irá influenciar nesses processos. Então o uso de medicamentos, suplementos, drogas ou esteroides anabolizantes pode acelerar, diminuir ou até desiquilibrar totalmente o funcionamento do seu organismo em função desses fatores.

O seu metabolismo sempre estará em funcionamento, você fazendo qualquer tipo de treinamento ou não. Então deve-se haver um planejamento de treino, conforme o seu organismo resisitir. Consulte um médico e/ou nutricionista, conheça seu corpo para saber como ele irá reagir e então você poderá trabalhar melhor, aliado com seu metabolismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.