O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Meningite: lote de peito de frango tem venda proibida pela Anvisa

O produto tinha bactéria que causa meningite.

Meningite: lote de peito de frango tem venda proibida pela Anvisa
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Foi proibida pela Anvisa a venda e distribuição do peito de frango cozido desfiado e congelado. O lote era comercializado pela marca D+ Alimentos e a proibição aconteceu principalmente por conta da presença de bactérias.

A decisão de Anvisa foi publicada no Diário Oficial da União e está válida para todo o Brasil. A proibição aconteceu por conta da presença da bactéria Listeria monocytogenes, a responsável pela transmissão de Meningite e Listeriose.

O peito de frango é fabricado pela G L Faleiros Indústria de Alimentos Eireli e houve o comunicado de recolhimento por parte deles. A proibição é referente ao lote 0320.

Listeriose e Meningite: riscos para a saúde

A listeriose é uma intoxicação alimentar que, se contraída durante a gravidez, pode resultar em aborto espontâneo, nascimento prematuro, infecção grave em recém-nascido ou até a morte do feto.

A bactéria Listeria monocytogenes é tão forte que consegue sobreviver ao congelamento. Porém, esta bactéria raramente afeta crianças, adolescentes e adultos saudáveis, a contaminação é mais comum nas grávidas, recém-nascidos, idosos e adultos com problemas de imunidade.

Os principais focos são leites e outros produtos derivados sem pasteurização, carnes contaminadas, queijos e outros frios, frutos do mar e vegetais crus.

A meningite inflama as membranas que envolvem o cérebro. Entre suas possíveis complicações aparecem danos cerebrais, perda de audição, hidrocefalia, convulsão, hemorragias, e acúmulo entre o crânio e o cérebro.

Para a prevenção, todos os familiares e pessoas próximas precisam se tratar com antibióticos, principalmente para impedir a propagação da doença.

Existem vacinas eficazes para o controle das epidemias da doença. Porém, atualmente elas estão sendo recomendadas para estudantes universitários, recrutas militares e pessoas que viajam a áreas de risco no mundo.

Recentemente, a Anvisa promoveu a proibição da venda de lentes de contato coloridas e de uma das formas do viagra, por problemas de liberação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.