O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Manitol: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Alguns médicos usam o remédio em hospitais para diminuir a pressão na cabeça ou nos olhos antes de cirurgias.

Manitol: para que serve, como tomar e efeitos colaterais
2.3 (46.67%) 3 votos Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O Manitol, comercializado como Aridol ou Osmitrol, é um medicamento que tem muitas funções, dentre elas reduzir a pressão no cérebro, testar a função pulmonar em asmáticos e promover a diurese em pacientes renais agudos.

Alguns médicos usam o remédio em hospitais para diminuir a pressão na cabeça ou nos olhos antes de cirurgias. Nas pessoas com problemas para urinar, ele auxilia extraindo águas dos rins, ajudando a micção.

Como tomar manitol

De uma forma geral o Manitol é administrado pelo médico no consultório ou hospital. Antes dessa injeção, é preciso avisar ao médico todo o histórico de doenças, problemas ou alergias para evitar problemas, além do uso de qualquer outro medicamento.

A dosagem a ser ministrada vai depender de alguns fatores como a condição a ser tratada, esse histórico passado pelo paciente ao médico, peso, altura, idade e sexo.

Antes de serem administradas, as soluções parenterais devem ser inspecionadas visualmente para se observar a presença de partículas, turvação na solução, fissuras e quaisquer violações na embalagem primária.

Efeitos colaterais do manitol

Os efeitos colaterais mais comuns do uso do Manitol são dores de cabeça, tonturas, náuseas, vômitos, sede, desidratação, micção frequente, batimento cardíaco acelerado, pressão baixa, visão embaçada, alterações nos níveis de sódio, potássio e cloreto no corpo e acidência. Outros efeitos mais graves podem aparecer como insuficiência cardíaca congestiva, convulsões, coma, problemas renais e algum dano no local da injeção. Esses sintomas mais graves devem ser comunicados imediatamente ao médico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.