O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Macaco infectado é encontrado no litoral norte de SP

Exame revelou que um macaco bugio encontrado em Ubatuba estava com o vírus da febre amarela.

Macaco infectado é encontrado no litoral norte de SP
Deixe Seu Voto

A Secretaria da Saúde de São Paulo divulgou que já há registros da febre amarela no litoral norte, mais especificamente em uma mata no município de Ubatuba em um condomínio de Juquehy em São Sebastião.

Em Ubatuba um homem morreu na última segunda-feira, 2, com sintomas da doença, porém o caso ainda está em investigação pela Secretaria de Saúde do município.

Já o caso de São Sebastião foi assegurado após investigação realizada pelo Instituto Adolfo Lutz, onde  um macaco bugio foi achado na mata do Núcleo Picinguaba em 24 de março.

O número de pessoas que foram vacinadas contra a febre amarela em Ubatuba eram baixas após o laudo positivo para doença ser divulgado, apenas 47% da população estava com a imunização em dia.

Frente aos números baixos da cobertura vacinal, a cidade instalou locais alternativos de distribuição da vacina, como em um mercado e no calçadão localizado no centro da cidade, e ainda aumento o horário de atendimento de postos de saúde.

Em São Sebastião, onde o índice de vacinados é de 57%, agentes de saúde estão visitando casas na praia de Juquehy onde no início do ano um sagui também foi encontrado morto decorrente da febre amarela.

Avanço da febre amarela no Estado de SP

Um boletim epidemiológico atualizado foi divulgado no último dia 2 pela Secretária de Saúde do Estado de São Paulo onde desde janeiro de 2017 foram identificados 1.273 casos suspeitos de febre amarela, onde 446 (35%) casos foram confirmados, sendo 397 (89%) casos autóctones e 45 (10,1%)importados.

Em relação aos registros da febre amarela em macacos, a partir de julho de 2016, foram apontados notificações em 301 municípios, onde 71 confirmaram a manifestação do vírus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.