O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Maçã: propriedades e benefícios para saúde

A maçã também age como um agente de desintoxicação do organismo.

Maçã: propriedades e benefícios para saúde
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A maçã é um dos alimentos mais comum na mesa dos brasileiros. É a fruta mais cultivada do mundo, e tem sua origem na Ásia e Europa. Com uma variedade de mais de 2,5 mil espécies, a maçã traz diversos benefícios àqueles que a consomem, além de ser saborosa e versátil. 

BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES DA MAÇÃ

Não é verdade que comer maçã substitui a necessidade da escovação dos dentes. Ainda assim, a fruta traz muitos benefícios para os dentes, como por exemplo a estimulação da saliva durante a mastigação, o que reduz bactérias e o risco de cáries, mantendo-os também mais brancos.

A maçã também age como um agente de desintoxicação do organismo. Com os hábitos alimentares baseados em fastfoods e comidas de rua, o corpo humano tem de lidar com mais toxinas a cada dia. Por isso, consumir maçã regularmente auxilia no trabalho do fígado.

Por ser rica em fibras, a maçã também traz diversos benefícios para diabéticos e pessoas que almejam perder peso, uma vez que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue controlados, além de dar uma sensação prolongada de saciedade. Também é uma ótima substituta para as sobremesas calóricas, e comer uma dessas frutas horas antes da refeição ajuda a diminuir a quantidade de comida ingerida. As fibras da maçã também auxiliam no funcionamento do intestino, ajudando no alívio de distúrbios como a diarreia e a constipação.

A maçã também é benéfica para a saúde do cérebro. Estudos apontam que a fruta protege as células nervosas dos danos causados pelo estresse, diminuindo assim os sintomas de envelhecimento do cérebro, como o Mal de Alzheimer. O combate aos radicais livres também é um dos benefícios da maçã, protegendo as células nervosas que produzem a dopamina e, portanto, diminuindo os riscos do mal de Parkinson.

O sistema imunológico também se beneficia com o consumo da maçã, uma vez que a quercetina, antioxidante encontrado na fruta, é apontado como muito eficaz no fortalecimento do sistema. Além disso, o flavonoide floridzina, também presente na maçã, é um protetor os ossos femininos depois da menopausa, agindo contra a osteoporose ao aumentar a densidade dos ossos.

Os antioxidantes presentes nas frutas, como a maçã, são capazes de diminuir em até 15% o riso de catarata, maior causa de cegueira tratável do mundo.

Até mesmo a casca da maçã pode trazer benefícios, já que elementos presentes nessa parte da fruta atuam contra o crescimento de células cancerosas, além de conter muitas fibras, o qe auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer. Também podemos contar com a casca da maçã na prevenção de problemas cardíacos, uma vez que elementos encontrados nela são capazes de prevenir que a gordura se solidifique nas artérias.

Apesar de todos esses benefícios, é necessário prestar muita atenção quanto a procedência da maçã. Muitas vezes são usadas quantidades muito altas de pesticidas prejudiciais a saúde em seu cultivo. Estes pesticidas ficam sobretudo na casca da fruta, parte mais nutritiva para consumo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.