O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Losartan(Losartana): para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Utilizado para tratar a hipertensão arterial (hipertensão), a droga pode ser usada para diminuir o risco de derrame em pacientes com doenças cardíacas.

Losartan(Losartana): para que serve, como tomar e efeitos colaterais
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Losartan é um medicamento utilizado para auxiliar a regular a pressão. Pertence a um grupo de medicamentos chamados antagonistas dos receptores da angiotensina II, ele age impedindo que os vasos sanguíneos se estreitem, o que reduz a pressão arterial e melhora o fluxo sanguíneo.

Utilizado para tratar a hipertensão arterial (hipertensão), a droga pode ser usada para diminuir o risco de derrame em pacientes com doenças cardíacas. Pode retardar danos renais a longo prazo em pessoas com diabetes tipo 2 que também têm pressão alta. Pode ser receitado para fins não mencionados neste guia de medicação de acordo com ciência médica.

Informações importantes:

Atenção grávidas: este medicamento pode causar ferimentos graves ou morte ao feto durante o segundo ou terceiro trimestre de gestação.

Diabéticos devem evitar o uso de Losartan juntamente com qualquer medicamento que contenha aliscireno (Amturnide, Tekturna, Tekamlo, Valturna).

Evite levantar-se muito rápido de uma posição sentada ou deitada, ou você pode se sentir tonto. Levante-se devagar e mantenha-se firme para evitar uma queda. Beber álcool pode baixar ainda mais a pressão arterial e aumentar alguns efeitos colaterais do Losartan. Não use suplementos de potássio ou substitutos do sal enquanto estiver a tomar este medicamento, a menos que o seu médico lhe tenha indicado.

Efeitos colaterais losartan

Os efeitos esperados para redução e controle da pressão podem levar de 3 a 6 semanas após o inicio do tratamento com Losartan. Se você estiver em tratamento para pressão alta, continue usando este medicamento mesmo que se sinta bem.

Os efeitos colaterais comuns do Losartan podem incluir sintomas de resfriado ou gripe leves, como nariz entupido, espirros, dor de garganta, febre, tosse seca, cãibras musculares leves, dor nas pernas ou nas costas, dor de estômago, diarréia, dor de cabeça, tontura, sensação de cansaço ou problemas de sono (insônia). Importante saber que a pressão arterial elevada muitas vezes não tem sintomas. Quando diagnosticada, você pode precisar usar medicação de pressão arterial para o resto da sua vida.

Em casos raros, o Losartan pode causar uma condição que resulta na quebra do tecido muscular esquelético, levando à insuficiência renal.

Ligue imediatamente para o seu médico se tiver dor muscular inexplicável, sensibilidade ou fraqueza, especialmente se também tiver febre, cansaço incomum e urina de cor escura.

Você deve seguir para atendimento de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica como: urticária; dificuldade respiratória; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Informe ao médico se você tiver sensação de que você pode desmaiar, dor ou ardor ao urinar, pele pálida, sensação de tontura ou falta de ar, ritmo cardíaco acelerado, dificuldade de concentração, chiado, dor no peito, sonolência extrema, confusão, alterações de humor, aumento da sede, perda de apetite, náuseas e vômitos, inchaço, ganho de peso, falta de ar, urinar menos que o habitual ou não sentir nada ou

alto potássio (ritmo cardíaco lento, pulso fraco, fraqueza muscular, sensação de formigamento).

Como tomar

O médico pode, ocasionalmente, alterar a sua dose para garantir que obtém os melhores resultados. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado. Este medicamento pode ser ingerido com ou sem comida, busque orientação especializada para o seu caso. Fale com o seu médico se os seus sintomas não melhorarem após 3 semanas de tratamento.

Losartan deve ser armazenado à temperatura ambiente longe da umidade, calor e luz.

Quando você esquecer se sua dose recomendada, tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra como forma de compensação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.