O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Jabuticaba:  benefícios da fruta com origem Brasileira

Veja a seguir algumas das propriedades da jabuticaba e os benefícios que o consumo dessa frutinha podem trazer.

A jabuticaba é uma das mais famosas frutas brasileiras. 100% típica da nossa Mata Atlântica, seu nome “jaboti kaba” vem do tupi e significa frutas em botão.

Conhecida por crescer junto o tronco da árvore, as frutinhas devem ser comidas assim que colhidas para evitar sua oxidação. Também pode-se usá-las nos vinhos, geleias, sucos, tortas e até mesmo licores. 

Veja a seguir algumas das propriedades da jabuticaba e os benefícios que o consumo dessa frutinha podem trazer.

BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES DA JABUTICABA

Por possuir poucos carboidratos e calorias e uma grande quantidade de vitaminas essenciais, como a vitamina C e a vitamina E, além de inúmeros minerais e nutrientes, a jabuticaba é considerada uma fruta ideal.

Sua casca também é muito nutritiva, pois é rica em antocianidina, conhecida como vitamina R, que segundo estudos é até 20 vezes mais potente que a vitamina C. Esta vitamina possui efeitos antioxidantes e ajuda a combater radicais livres.

Abaixo, confira a tabela nutricional para uma porção de 100g de jabuticaba.

Princípio Valor Nutritivo
Energia 45 calorias
Proteína 1 g
Carboidrato 13 g
Gordura 0 g
Tiamina 0.01 mg
Fósforo 14 mg
Fibra 0.6 g
Vitamina C 12 mg
Cálcio 6 mg
Antocianidina 314 mg
Ferro 1,9 mg
Niacina (vitamina B3) 2,5 mg

 

CASCA

A casca da jabuticaba possui inúmeros benefícios para quem a consome. Graças as antocianidinas, a jabuticaba age de forma eficaz em diversas áreas.

Suas ações começam pela elasticidade da pele, combatendo rugas e até combatendo quedas de cabelo. Ajuda também na produção de histamina, que aumenta a resistência do corpo, controla o colesterol e combate radicais livres. Os vasos sanguíneos também são beneficiados, e doenças como as varizes e derrames são prevenidas graças a esta vitamina.

As antocianidinas também auxiliam na proteção das células do cérebro, melhorando a memória, e aumentam a resistência física, elasticidade muscular e podem até mesmo melhorar a visão. Além disso, por combater os radicais livres, proporcionam à fruta propriedades anticancerígenas.

O consumo da casca da jabuticaba também é recomendado a pessoas diabéticas, pois as vitaminas presentes ajudam a diminuir a taxa de açúcar no sangue, além de contribuir para a desintoxicação do corpo, por auxiliar na remoção de metais pesados do organismo.  

A pectina, outra substância muito benéfica presente na jabuticaba, ajuda a controlar o colesterol e a obesidade, além de auxilia na regulação das funções intestinais e digestórias, prevenindo a constipação e a diarreia.

POLPA

Já a polpa da jabuticaba é rica em ferro, o que a torna uma aliada no combate da anemia. O fósforo, em conjunto com outros minerais contidos na fruta, podem auxiliar no bom funcionamento do nosso metabolismo, aumentar a imunidade e diminuir o estresse. Além disso, a vitamina C também é muito benéfica no combate a gripe, infecções, alergias, asma, hipertensão, fadiga crônica, entre várias outras doenças.  

Os benefícios da polpa da jabuticaba se estendem até os ossos e dentes, graças a grande quantidade de cálcio, potássio e magnésio presentes na fruta, que ajudam a fortalecê-los e combater doenças como a osteoporose.

CONSUMO

É recomendado que a jabuticaba seja consumida imediatamente após colhida, para evitar sua fermentação. Caso não seja possível o consumo imediato, o ideal é lavar e secar bem a fruta, e guardá-la na geladeira em um recipiente bem selado.

O ideal é consumir a fruta inteira, retirando somente o caroço, para evitar a perda de seus nutrientes, que estão em grande parte presentes na casca da fruta. É possível também preparar um suco com a casca e a polpa, mantendo assim suas propriedades intactas.

O suco pode ser misturado com outras frutas. Uma curiosidade muito interessante é que, graças ás diferenças nos níveis de pH ácido contidos nas frutas, se o suco de jabuticaba é misturado com algumas gotas e limão, torna-se vermelho. E se for misturado com abacaxi, torna-se azul.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.