O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Gengibre ajuda a tratar vômitos em crianças com gastroenterite, diz estudo

O consumo de gengibre a crianças com gastroenterite aguda pode reduzir em até 20% a intensidade e a gravidade do vômito e evitar a desidratação, a complicação mais frequente e perigosa

Gengibre ajuda a tratar vômitos em crianças com gastroenterite, diz estudo
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A gastroenterite aguda é uma das principais causas de mortalidade infantil nos países em desenvolvimento, e é estimada em causa cerca de 1,34 milhões de mortes infantis a cada ano. É um problema de saúde muito freqüente em nível mundial, especialmente naqueles com menos de três anos de idade , e pode ser acompanhado por vômitos intensos que podem até requerer a hospitalização do paciente.

Crianças que sofrem desta doença causa perda de fluidos e insuficiência de reidratação, e isso pode ser letal, daí a importância da descoberta de um novo estudo que mostra que o consumo de gengibre , que já havia resultado eficaz no alívio de vómitos em mulheres grávidas e em adultos, após quimioterapia – tratamento ajuda a reduzir a gravidade e duração dos vómitos nestes pacientes pediátricos.

Para chegar a essa conclusão o grupo de cientistas liderados pelo Dr. Roberto Berni Canani, associado professora de pediatria na Universidade de Nápoles (Itália) professor e especialista em gastroenterologia pediátrica e nutrição alergia alimentar, avaliou 141 crianças com gastroenterite aguda e idades entre um e 10 anos, em que eles compararam gengibre com placebo.

Gengibre reduziu os sintomas da gastrite aguda

As crianças que consumiram gengibre tiveram uma redução de 20% nas crises de vômitos em comparação com as do outro grupo, o que mostra que esta planta, cujas propriedades anti-inflamatórias já eram conhecidas, também tem efeitos anti-eméticos.

desidratação , explicou o Dr. Berni Canani é a complicação mais comum e perigosa de gastroenterite aguda em crianças, e embora possam combater vómitos com a utilização de medicamentos a eficácia desta estratégia terapêutica, de modo que o gengibre pode ser muito benéfico nesses casos e ajudar a reduzir as internações hospitalares e salvar vidas.

Os resultados do estudo foram apresentados na reunião anual da Sociedade Europeia de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição (ESPGHAN), e seus autores pretendem verificar se o gengibre também é eficaz em crianças com vómitos que não são devidos gastroenterite aguda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.