O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Fósforo: Conheça os principais benefícios para saúde

Este mineral é absorvido através do intestino delgado e armazenado em grandes quantidades.

Fósforo: Conheça os principais benefícios para saúde
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O fósforo é um mineral de grande importância para a saúde do nosso corpo, sua deficiência pode causar o aparecimento de várias alterações no organismo.

Este mineral é absorvido através do intestino delgado e armazenado em grandes quantidades nos ossos também faz parte das estruturas celulares.

Estes são os principais benefícios do fósforo para nós:

Benefícios do fósforo para saúde

1-Bom para os ossos e dentes
O fósforo e o cálcio são os materiais de construção dos ossos e dentes.

A deficiência de fósforo na dieta pode causar ossos e dentes frágeis, fraturas.

Doenças ósseas como osteoporose, raquitismo, osteomalácia, etc. são geradas.

2- Bom para o cérebro
Diz-se que o fósforo desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do cérebro humano e, portanto, no desenvolvimento da inteligência.

Como este elemento é parte da estrutura dos neurônios, uma vez que está localizado na membrana neuronal chamada mielina, os neurônios transmitem as informações necessárias para o funcionamento correto do corpo.

As células morrem e se renovam constantemente, mas não é o caso das células cerebrais: neurônios, porque essas células especializadas, uma vez mortas, nunca são substituídas por outras, felizmente temos bilhões delas.

3-Bom para memória
Se não nutrirmos adequadamente nossos filhos, nosso desenvolvimento cerebral pode ser afetado , causando problemas de aprendizagem mais tarde na escola.

É por isso que uma dieta rica em fósforo é importante nos estágios iniciais da vida, nosso cérebro irá se desenvolver adequadamente.

4-Fonte de energia
Este mineral é importante para a energia, isto porque é parte da molécula ATP (Adenosina Trifosfato), esta molécula é a reserva de energia do corpo

As células do nosso corpo usam esse combustível para realizar as várias funções que executam.

Portanto, a falta de fósforo provoca fraqueza e fadiga em nós.

5-Evita dor musculares
A falta de fósforo na dieta pode causar o aparecimento de cãibras musculares , isto é devido à falta de reservas de energia.

Se fizermos exercícios ou um treinamento físico árduo e as reservas de energia molecular forem escassas, logo sentiremos os efeitos.

6.Faz parte das membranas celulares
O fósforo faz parte das estruturas celulares , como elas são encontradas nas membranas celulares na forma de fosfolipídios.

Também é encontrado como parte de ácidos nucléicos como o DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucléico), essas moléculas são muito importantes porque transmitem informações genéticas de um organismo para outro.

Alimentos ricos em fósforo

O peixe, marisco, crustáceos, etc.
Carnes animais

Leite, queijos, ovos, etc.

Algas marinhas, leguminosas, nozes, etc.

Contra Indicacoes

O corpo precisa de uma ingestão diária de 800 mg. para 1200 mg. de fósforo, uma dieta variada é suficiente para atingir essa quantidade.

Uma dieta natural não apresenta complicações, elas só ocorrerão se você consumir suplementos sem receita médica.

Em casos de insuficiência renal é aconselhável reduzir os alimentos ricos em fósforo, neste caso alimentos ricos em proteínas, o seu médico ou nutricionista recomendará a dieta adequada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.