O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Eucalipto: Conheça os principais benefícios para saúde

Existem centenas de espécies de eucalipto, embora sejam originalmente da Austrália e da Tasmânia.

Eucalipto: Conheça os principais benefícios para saúde
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

eucalipto, cujo nome científico é Eucalyptus globulus, é uma espécie de árvore nativa da parte sudeste da Austrália e da Tasmânia.

Existem centenas de espécies de eucalipto, embora sejam originalmente da Austrália e da Tasmânia, como foi dito anteriormente, elas estão se expandindo em todo o mundo, já que são plantas que crescem muito rapidamente.

Inicialmente, não era utilizado principalmente como ingrediente para fins de saúde, mas era usado como forma de neutralizar a umidade de diferentes áreas, uma vez que os eucaliptos são muito eficazes para reduzir os níveis de umidade.

Desta forma, foi possível higienizar certos lugares, principalmente aqueles que possuíam pântanos. Ao mesmo tempo, além da limpeza, também previnem a propagação de insetos, entre eles os mosquitos, que na época costumavam transmitir para grandes escalas doenças como a malária e a malária.

Qualidades do eucalipto

O eucalipto é uma planta muito reconhecida pela grande maioria das pessoas, uma das principais razões é porque seu cheiro é muito característico e gostoso. Além disso, os usos que podem ser dados a essa árvore para a saúde também são muito populares hoje em dia, já que é comum usá-la para limpar o trato respiratório, aliviar os sintomas do resfriado, asma, sinusite, etc.

Na verdade, há séculos, já era usado para fins terapêuticos. Suas folhas, resina e óleo são muito úteis para o desenvolvimento de remédios naturais ou caseiros.

Também pode ser utilizado para fins industriais, pois é uma árvore cujo crescimento é bastante rápido e isso o torna ideal para a fabricação de papel, madeira e até mesmo para a obtenção de óleos essenciais.

No entanto, do lado negativo, a semeadura dessas árvores deve ser controlada, uma vez que, por possuírem uma propriedade que lhes permite absorver água, uma quantidade excessiva dessas árvores pode causar a seca nas terras onde são plantadas.

Entre suas características mais marcantes, destacam-se que possuem uma altura que oscila em torno de 60 metros, seu tronco é de um tom que tende a cinza e possui textura suave, sua casca é bastante fina o que facilita a sua retirada. Suas folhas são de uma cor verde clara e uma forma alongada. E, claro, seu cheiro requintado que é conhecido pela multidão, que se concentra especificamente nos talos e folhas dadas ao que contêm glândulas responsáveis ​​por segregar tal essência.

Remédios caseiros preparados com eucalipto

O eucalipto é uma planta muito versátil, que pode receber vários usos, no campo da medicina existem várias patologias que podem ser curadas e evitadas, e a melhor parte é que é através de remédios naturais que você pode prepará-los o conforto da sua casa.

1-Inalações
Coloque um pouco de folhas de eucalipto em água fervente e deixe-as no fogo fervente por 2 a 3 minutos. Em seguida, retire-o do fogo e cubra com uma toalha, em seguida, fique a uma distância segura acima da panela para que você não se queime. A ideia disso é que você inala o valor do eucalipto.

2-Gargarejo
Você deve ter em mãos uma colher de folhas de eucalipto e uma xícara. Você deve derramar a colher de sopa de folhas de eucalipto no copo, em seguida, adicione uma xícara de água fervente. Deixe a infusão em repouso por cerca de cinco minutos, depois separe as folhas de líquido em uma peneira. Com o remédio pronto você terá que gargarejar com ele pelo menos 3 vezes ao dia. Este remédio é ideal para pessoas que são afônicas.

3-chas
Você terá que usar 20 gramas de folhas de eucalipto, de preferência seco, e 1 litro de água; com isto você terá pronto a sua infusão que se sugere consumir pelo menos três xícaras por dia. Este remédio é muito eficaz para problemas no trato respiratório e urinário.

4-Para febre
Você precisará de óleo essencial de eucalipto e uma toalha. Para aplicar este remédio, você terá que derramar um pouco de óleo sobre a toalha e aplicá-lo na parte superior da pele, especialmente na área da testa, para tornar o efeito da redução da febre mais eficaz.

Benefícios do eucalipto para saúde

1-Combater doenças do sistema respiratório

É o principal benefícios de eucalipto, é excelente para o tratamento de certas doenças que podem resultar nas vias aéreas como constipações, asma, gripe, sinusite, bronquite, entre outros. É uma árvore que possui qualidades anti-sépticas, o que a torna uma excelente opção para erradicar microorganismos como bactérias e micróbios que estão causando esses tipos de condições.

2-Reduz os sintomas do resfriado

É muito útil para a redução da dor na garganta e tosse constante. Seu uso ajuda o organismo a aumentar a expectoração e acalmar a tosse.

3-Reduz os níveis de glicose:

O eucalipto tem a capacidade de agir como um tipo de hipoglicemia, portanto, pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Isso faz com que seja um remédio recomendado para aqueles com problemas com açúcar, como diabetes.

4-Anti-parasitas

Entre as propriedades desta planta, verifica-se que funciona como um vermífugo, tanto na forma de folhas como no óleo essencial, é capaz de expulsar os parasitas.

5-Curar feridas: Suas propriedades anti-sépticas e adstringentes fazem com que seja um elemento muito eficaz no tratamento de feridas e vários problemas de pele, como irritações, feridas e acne. Portanto, você pode usar seu óleo externamente nas áreas afetadas.

6-Problemas musculares

Atua como analgésico e relaxante. Seu uso é sugerido quando você tem desconforto nos músculos ou no esqueleto, de preferência usando o óleo para massagear nessas áreas.

7-Alivia os sintomas de reumatismo

Para aqueles que sofrem desta doença, eucaliptos é uma boa escolha, porque se este banhos de plantas são feitas periodicamente, você pode sintomas Reumatismo são aliviados um pouco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.