O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Eucalipto: Conheça os principais benefícios para saúde

Por sua grande variedade de utilidade, o Eucalipto é uma planta cultivada em diversas partes do mundo.

Eucalipto: Conheça os principais benefícios para saúde
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O eucalipto (Eucalyptus) é uma planta originária da região da Tasmânia. Além de possuir diversas propriedades medicinais, auxiliar no tratamento de doenças como a sinusite, a rinite e diversas outras infecções respiratórias, ele está presente em nossas vidas todos os dias, seja no carvão vegetal do churrasco, nas folhas de papel produzidas a partir da celulose ou em sprays, chás, óleos e pomadas…

Benefícios do eucalipto

Por sua grande variedade de utilidade, o Eucalipto é uma planta cultivada em diversas partes do mundo. Dentre seus benefícios à saúde, está a função expectorante, que é a mais comum, pois desobstrui as vias aéreas e auxilia na melhora de problemas como a rinite, a gripe, a bronquite, a sinusite e até mesmo os resfriados.  Até mesmo vermes intestinais podem ser eliminados pelo eucalipto, sempre sob recomendação médica.

O Eucalipto também auxilia no combate de micro-organismos que podem causar danos à pele, garganta e até mesmo alguns órgãos internos, como o intestino. O Eucalypts globulus, Eucalyptus citriodora e Eucalyptus grandis são as espécies mais indicadas para combater esses males. A planta também tem funções antivirais; seu óleo, em dosagem recomendada por profissionais, pode inibir em até 75% o desenvolvimento do vírus da herpes.

Pessoas que tem diabetes ou Asma alérgica também podem se beneficiar do uso do eucalipto. Mas atenção! A dosagem deve ser sempre recomendada pelo seu médico, para evitar danos a saúde, como lesões no fígado.

Existem diversas espécies do gênero Eucalyptus, e cada uma serve para um fim diferente, oferecendo diferentes propriedades e benefícios para quadros distintos. Por isso, recomendamos que você procure um médico ou farmacêutico que possa informar-lhe qual a espécie recomendada para resolver o seu problema, e não use da automedicação, pois ela pode causar sérios danos a sua saúde.

Como consumir eucalipto

Como vimos, o Eucalipto serve para diversos fins e é matéria prima para muitas coisas que usamos no nosso dia a dia. Olhando para os tratamentos de saúde, as formas de uso desta plantinha podem se diversificar muito.

Os chás são a forma mais coum de consumo. Para prepara-lo, ferva 1 colher de folhas picadas e muito bem lavadas com uma xícara de água. Não se esqueça de usar o Eucalyptus globulus para essa finalidade. O uso deve ser controlado, pois o excesso pode causar problemas no fígado, vesícula, intestino e estômago. E atenção! O chá de eucalipto é recomendado apenas para adultos, em casos de problemas respiratórios! Para crianças de 10 a 14 anos, a quantidade de ingestão deve cair pela metade.

O Eucalyptus globulus também pode ser utilizado para a inalação das folhas, para tratar problemas respiratórios, rinite, sinusite e até mesmo gripe. A proporção é de 8 folhas para cada litro de água; coloque para ferver e, em seguida, coloque numa bacia sem coar e coloque uma toalha por cima da cabeça para abafar o vapor e fique respirando-o até que esfrie. Mas cuidado! O excesso de inalação pode gerar risco de parada respiratória!

Também pode ser utilizado o óleo essencial da planta, porém pela alta concentração o uso não deve ser feito por conta própria, mas apenas por recomendação médica. O banho de Eucalipto também é bastante adotado para aliviar os sintomas de gripe ou incômodos causados por secreções em crianças. Porém, apesar de essa prática ser muito comum, principalmente entre os antigos, médico observam que o banho com as folhas de eucalipto não faz grandes coisas pela saúde respiratória do bebê, mas também não prejudica em nada. Então, se o bebê sente-se mais aliviado dos sintomas ao tomar banho com as folhas da planta, não existem males ao fazê-lo.

CUIDADOS

Apesar de todos os benefícios do Eucalipto, é necessário tomar alguns cuidados com o consumo desta planta. A toxidade é o ponto mais importante a se considerar, principalmente quando existe ingestão. Por isso o uso do eucalipto de qualquer modo que o leve ao estômago não é recomendado em crianças até 10 anos e, mesmo a partir desta idade, o uso deve ser sob recomendação médica e feito com muito cuidado!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.