O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Estudo mostra que caminhadas intensas reduzem o risco de doenças cardíacas e diabetes

A pesquisa mostra que a intensidade da atividade é de grande importância para a prevenção.

Estudo mostra que caminhadas intensas reduzem o risco de doenças cardíacas e diabetes
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Aumentar o passo na caminhada, realizar cooper ou fazer outras atividades de grande vigor pode diminuir o risco de desenvolver problemas cardíacos e diabetes, mostra um novo estudo. Estudos realizados antes já tinham sugerido que realizar exercícios físicos diariamente, incluindo caminhadas médias de 30 minutos por dia, poderia fortalecer a saúde. Agora, pesquisadores da Bispebjerg University Hospital, na Dinamarca, confirma que a intensidade, e não a duração, é o que muda tudo.

Eles realizaram uma experiência que avaliou mais de 10 mil adultos com idades entre 21 e 98 anos que residiam em Copenhagen, na Dinamarca. Desses, uma em cada cinco mulheres e um pouco mais de um em cada quatro homens apresentavam síndrome metabólica, conjunto de fatores de risco que iniciam o diabetes e à doenças do coração. Todas as cobaias foram interrogadas sobre a quantidade de atividades que realizavam e foram supervisionados nos 10 anos seguintes.

Os resultados, mostrados na versão online do British Medical Journal Open, foram parecidos entre o público masculino e feminino. Os que realizavam caminhadas rápidas ou cooper mais de duas vezes por semana mostraram um risco 50% menor de desenvolver síndrome metabólica. A mesma diminuição não foi identificada naqueles que caminhavam a passos mais desacelerados. Depois de 10 anos de acompanhamento, mais de 14% dos participantes adquiriram síndrome metabólica.

De acordo com os estudiosos, não é apenas o tempo de prática da atividade que exerce influência sobre a saúde, porém, principalmente, a forma como esse tempo é utilizado. Atividades vigorosos são a melhor saída para quem deseja diminuir o peso. Mas quando o assunto é prevenção do diabetes e doenças do coração, suar a camisa é fundamental para fazer a atividade física valer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.