O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Entenda a diferença entre os tipos de leite

O leite desnatado não gera saciedade como o integral, por isso é importante observar as mudanças.

Entenda a diferença entre os tipos de leite
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Um dos alimentos mais consumidos no Brasil, o leite tem seus tipos de comercialização definidos de acordo com a quantidade de gordura presente em sua composição.

O leite integral contém toda a gordura da bebida, teor mínimo de 3%; o leite semidesnatado possui um teor entre 0,6 e 2,9% e o leite desnatado tem o máximo de 0,5% de gordura.

Se isso é importante para definir a dieta de quem o consome, não menos essencial é saber que as versões menos gordurosas do leite acabam tendo menos nutrientes também, como, por exemplo, as vitaminas A e D, chamadas de lipossolúveis.

Alguns problemas relacionados ao consumo do leite de vaca acabam colocando em xeque os benefícios que ele pode trazer. Dois deles são mais significativos, como a Alergia Alimentar à Proteína do Leite de Vaca (APLV), uma reação do sistema imunológico à proteína da bebida que pode causar diversos sintomas ruins, como diarreia e asma e a Intolerância à Lactose, um açúcar presente no leite que causa distúrbios gastrointestinais, como flatulência e desconfortos abdominais.

Observações Importantes sobre o Leite

– O leite desnatado não gera saciedade como o integral, por isso é importante observar as mudanças alimentares após substituir um pelo outro.

– Pessoas com problemas de colesterol devem usar a versão desnatada do leite, pois a forma integral apresenta maior teor de gordura saturada.

– Atenção aos achocolatados, muitas vezes uma forma de se facilitar o consumo de leite, principalmente pelas crianças. Geralmente eles apresentam altas quantidades de açúcar.

– Para as pessoas com alergia à proteína do leite (APLV) é recomendado excluir o leite e deus derivados de sua dieta e adotar as bebidas vegetais, como o leite vegetal. Já os que tem intolerância à lactose o ideal é consumir os leites e derivados sem lactose.

Procure um nutricionista para saber qual a melhor forma de leite pode atender às suas necessidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.