O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Diabetes: meça sua glicose sem precisar de agulhas com adesivo inovador

Somente 47% das pessoas checam a glicemia, o que pode ser um verdadeiro problema.

Diabetes: meça sua glicose sem precisar de agulhas com adesivo inovador
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A revista norte-americana Nature Nanotechnology divulgou na última segunda-feira, (09/04) um artigo sobre um inovador adesivo que serve para medir o nível de glicose através da pele, isso mesmo, sem agulhas ou retiradas de sangue.

A descoberta poderá ajudar milhares de pessoas que sofrem de diabetes, este método abole finalmente o uso do método invasivo tradicional.

Segundo a matéria, o estudo prova que é possível conhecer os níveis de glicemia por meio do adesivo que coleta amostras de glicose somente por entrar em contato com o líquido entre as células através dos folículos pilosos.

Estes folículos são acessíveis por conta dos sensores que usam uma pequena corrente elétrica a que recolhe para fazer medição em pequenos reservatórios.

Este resultado chegou graças a um estudo da Universidade de Bath, no Reino Unido, que explica que a leitura dos níveis da substância podem ser feitas a cada 10 ou 15 minutos ao longo de várias horas.

Medição da glicose e o fim das agulhas

Atualmente, é comum o uso das agulhas para a medição da glicose. O adesivo não precisa ser calibrado com mostra de sangue e dispensa a perfuração local na pele por conta dos sensores e reservatórios inteligentes, que fazem a medição de forma mais simples.

A equipe que trabalhou na criação do protótipo te, esperança de que o adesivo seja um dispositivo de baixo custo, podendo alertar os usuários de forma regular, por meio de celulares e relógio smart, sempre deixando claro quando os níveis estão maiores que o normal.

O experimento consistiu em testar a eficiência do produto na pele de porcos. Após isso, ficou provado que a leitura era precisa, já que eram registradas as alterações no nível de glicose em todas as categorias analisadas.

Em pessoas voluntárias, o resultado também foi satisfatório: foi possível monitorar com sucesso a variação de açúcar no sangue ao longo do dia.

Adesivo para medição de glicose terá período de funcionamento ampliado

A equipe ainda está pretendendo melhorar o design do adesivo, para que seja possível aumentar o número de sensores presentes no aparelho, para que haja uma eficácia total de 24 horas e também realização de testes clínicos fundamentais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.