O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Consumo de abóbora amarga pode causar queda de cabelo

Quedas severas de cabelo deixaram mulheres quase carecas após a ingestão.

Consumo de abóbora amarga pode causar queda de cabelo
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Um verdadeiro problema de saúde pode ser causado pela abóbora amarga, de acordo com um médico dermatologista francês, Philippe Assouly, a amargura do alimento é um aviso para que ele não seja consumido.

Ele atendeu duas mulheres que relataram perda de cabelo após a ingestão do vegetal que praticamente as envenenou.

O francês comentou os acontecimentos no JAMA Dermatology e apontou a relação entre as cucurbitáceas tóxicas e a alopécia, queda de cabelo.

Em um dos casos relatados pelo médico, a paciente tomou uma sopa que contava com o vegetal na receita e logo após apresentou um quadro de náusea, vômitos e diarreia. Após isso, houve uma queda de cabelo e de pelos pubianos.

Porém, os familiares que comeram a sopa em porções menores não tiveram queda de cabelo, mas contaram com os sintomas de intoxicação pelo alimento.

Alerta em relação à queda de cabelo

No outro caso registrado pelo especialista, a mulher também apresentou sinais de intoxicação alimentar por ter ingerido uma comida que contava com a abóbora na composição. Três semanas depois, ela perdeu muitos pelos na cabeça e na região pubiana.

Segundo o doutor, as cucurbitáceas podem ter um composto tóxico chamado de cucubitacina, responsável pelo gosto amargo no alimento.

Ainda foi informado por Assouly que há cerca de três anos atrás um paciente alemão faleceu por conta de um envenenamento por cucurbitacina por ter comido um ensopado feito com abobrinha.

Ainda não existem estudos que possam ligar a relação da substância com a queda de cabelo, porém o médico afirmou que é recomendado se afastar dos vegetais com gosto amargo, a fim de evitar possíveis danos à saúde.

Vale lembrar que existem indícios de que o estresse é responsável pela queda do cabelo.

Normalmente relacionadas a fatores genéticos, a queda dos cabelos pode apresentar maior força em pessoas estressadas, já que estas apresentam alterações no bulbo capilar e inflamações nesta área causam queda de cabelo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.