O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Consumir leite com baixo teor de gordura reduz o risco de câncer colorretal

Beber dois copos (407 g) de leite desnatado ou semi-desnatado diariamente pode reduzir o risco de desenvolver câncer colorretal em 46%, de acordo com um estudo no qual mais de 7.000 pessoas participaram.

Consumir leite com baixo teor de gordura reduz o risco de câncer colorretal
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Uma nova pesquisa incluída no estudo Predimed (Prevention with DIET MEDiterránea) revelou que o consumo diário de produtos lácteos previne o desenvolvimento do câncer colorretal ; Especificamente, os resultados demonstram que, tomando diariamente dois copos de leite desnatado ou de baixo teor de gordura está associado a 46% menor risco de doença é tão prevalente na sociedade ocidental. O estudo envolveu 7.216 pessoas com idades entre 55 e 80 anos, que foram acompanhadas por um período de seis anos.

Enquanto outros estudos relacionaram o consumo de carnes vermelhas ou processadas ou bebidas alcoólicas com o surgimento desse e de outros tipos de câncer, o novo trabalho, publicado no International Journal of Cancer , provou o efeito protetor dos produtos lácteos , especialmente leite com baixo teor de gordura (três quartos dos produtos lácteos consumidos pelos participantes do estudo tinham baixo teor de gordura), para evitar tumores colorretais.

Os efeitos protetores contra o câncer colorretal têm sido atribuídos ao cálcio e ao ácido butírico ou ácido linoléico conjugado presente no leite.

Os dados revelaram que as pessoas que consumiram um diário mais produtos lácteos (cerca de 564 g, cerca de 2,5 copos de leite) tiveram um risco 45% mais baixo de desenvolver cancro colorrectal, e se era dois copos de leite desnatado ou semi-desnatado (407 g), o risco foi 46% menor em comparação aos indivíduos com menor consumo desse tipo de alimento.

Cálcio e outros componentes com efeito protetor no cólon

Embora ele tenha sido baixo, gordura do leite que tem sido associado com um menor risco de câncer colorretal, não tem sido observado que o consumo de leite integral não representa qualquer risco para a saúde e para outros produtos lácteos, como queijo ou iogurte , elas não foram relacionadas nem ao aumento nem à diminuição do risco de sofrer deste neoplasma.

Os efeitos protetores contra o desenvolvimento de cancro colorretal têm sido atribuídas a cálcio e outras substâncias presentes no leite como ácido butírico ou ácido linoleico conjugado, por isso, embora sejam necessários mais estudos que confirmam as suas propriedades benéficas, investigadores Eles aconselham incluir o consumo de leite no âmbito da dieta mediterrânea .

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.