O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Conjuntivite: doença apresenta crescimento no Brasil

Ao menos oito estados brasileiros estão enfrentando surtos da doença.

Conjuntivite: doença apresenta crescimento no Brasil
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Se você está sentindo uma coceira estranha nos olhos, lacrimejamento excessivo e uma vermelhidão acima do normal, você pode ser um portador de conjuntivite.

Na época do ano em que estamos, devido ao aumento de temperaturas e à diminuição da ventilação, os casos da doença tendem a aumentar.

Desde o último mês de janeiro, vários estados do Brasil estão sofrendo com um surto anormal de conjuntivite. Por isso, em muitos lugares, as unidades de saúde estão sem estoque de colírio para atender à população.

O aumento inesperado acendeu o sinal vermelho dos órgãos de saúde, que buscam conter o número de casos, cuidando de quem vive o drama de ter a tal doença dos olhos vermelhos.

Conjuntivite assusta muita gente no Brasil

Os registro da doença no Rio Grande do Sul ultrapassam os 4,1 mil casos, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação e também da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde.

No Paraná, seis cidades vem enfrentando o surto da doença. Estas regiões contam com 1,4 mil casos desde o início de março até a última segunda (26).

Nas unidades de urgência e emergência de Petrópolis, Rio de Janeiro, foram registrados 9,8 mil casos da doença.

Em todo o estado do Rio de Janeiro houve aumento de 30% dos casos da doença após o carnaval. Em Minas Gerais, são mas de 6 mil casos. As cidades de Muriaé, Tocantins, Cataguases, Paiva, Descoberto, Viçosa, Leopoldina, Volta Grande e Bicas passam por surtos.

Em Caldas Novas, em Goiás, mais de 2 mil pessoas estão convivendo com a doença. Na região de Pernambuco, houve um aumento de 1000% em relação ao carnaval do ano passado.

No Tocantins, o pronto socorro da cidade de Gurupi chega a atender 30 pessoas por dia com quadro da doença.

A conjuntivite é altamente contagiosa e pode ser evitada com lavagem das mãos, evitando coçar os olhos com frequência, evitar aglomerações e também compartilhamento de produtos de maquiagem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.