O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Chá verde: benefícios, emagrece e como preparar

Como já dito antes os benefícios do chá verde vão muito além do emagrecimento.

Chá verde: benefícios, emagrece e como preparar
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Se você nunca experimentou ou ainda tem dúvidas sobre os benefícios do chá verde, saiba que a bebida fornece muitos prós não só para o emagrecimento mas para a saúde. Está na hora de conhecer um pouco mais sobre essa bebida milenar:

Conheça mais sobre o chá verde

O chá verde é uma erva derivada do chá preto, chamada Camellia Sinensis, uma planta de origem chinesa. O que diferencia o chá verde do chá preto é o processo de secagem das folhas e sua seleção. Por essa razão o chá verde contém mais nutrientes, já que é menos “torrado” que o chá preto.

Rico em flavonóides, substâncias que protegem o coração, a quantidade de nutrientes dessa erva depende da região onde ela foi cultivada. Por esse motivo é possível enquanto chá verde com diferentes propriedades ao redor do mundo.

Benefícios do chá verde: muito além da perda de peso

Como já dito antes os benefícios do chá verde vão muito além do emagrecimento. A bebida chinesa acelera o metabolismo, quebra moléculas de gordura, diminui os níveis de colesterol ruim.

Além disso o chá verde é conhecido por sua poderosa ação antioxidante, protegendo o cérebro e coração contra AVC e infarto, além de prevenir o aparecimento de células cancerígenas e combater doenças degenerativas (como o Alzheimer).

Outro benefício do chá verde para a saúde é sua ação de regular a flora intestinal, melhorando a absorção de nutrientes. Vale a pena também substituir o chá verde pelo café, já que a bebida também tem grande poder estimulante!

A seguir listamos os melhores benefícios do chá verde:

  • Acelera o metabolismo e queima gorduras

O chá verde tem poder termogênico, o que faz da bebida uma enorme aliada na prática de atividades físicas e queima de gordura localizada.

  • Chá verde e sua ação antioxidante

O chá verde age diretamente combatendo os radicais livres e evita o envelhecimento precoce, além de proteger o organismo contra diversas doenças

  • Proteção para o cérebro

Segundo especialistas os polifenois presentes no chá verde atuam como neuroprotetores, combatendo o Mal de Alzheimer e prevenindo AVC e doenças neurológicas.

  • Melhora o humor

O aminoácido L-teanina presente no chá verde aumenta a produção de ondas alfa no cérebro, o que induz a produção de serotonina e dopamina, hormônios da felicidade e bem estar.

  • Melhora níveis de triglicerídeos

O consumo regular de chá verde auxilia no equilíbrio dos níveis de triglicerídeos no sangue. Diminuindo o colesterol ruim e regulando os níveis de açúcar no sangue.

Como preparar o chá verde?

Ferva um litro de água e despeje 2 colheres de sopa de chá verde, abafe o recipiente com uma tampa e aguarde 15 minutos. Beba quente ou espere esfriar, o chá pode ser consumido até dentro de 24h.

Apesar de seus diversos benefícios, o chá verde não é recomendado para pessoas que sofrem de hipertensão, por conta de sua poderosa ação estimulante.

Pessoas que sofrem com problemas renais também devem evitar o consumo da erva. A quantidade ideal de consumo, de acordo com especialistas, é que até 4 xícaras de chá por dia, totalizando 600ml diários.

Não deixe de contar com o chá verde no seu dia a dia e se previna contra o envelhecimento precoce, perca aqueles quilos a mais e cuide da sua saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.