O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Casos de sarampo continuam a subir no AM

Maioria das ocorrências da doença está concentrada em Manaus.

Casos de sarampo continuam a subir no AM
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Na última semana de março, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas divulgou que os casos de sarampo no Estado chegaram a 61, onde 58 deles foram registrados em Manaus. Outros casos ainda estão em investigação.

Mais de 50% das ocorrências se referem a crianças com idade abaixo dos cinco anos, localizadas na zona norte de Manaus. Há mais de 18 anos não havia registros da doença no Amazonas.

A Secretária de Saúde do Estado do Amazonas emitiu uma Nota Técnica onde constam a definição do curso de onde as pessoas com suspeita de sarampo devem ser atendidas e também a probabilidade da doença chegar ao interior. A nota na íntegra pode ser acessada em http://www.saude.am.gov.br .

Imunização disponível nas UBSs e ESFs

Medidas para conter o avanço da doença já foram tomadas, como a intensificação da imunização no Estado e também já estão sendo chamados para procedimentos administrativos de contratação, 128 profissionais da saúde entre enfermeiros e técnicos de enfermagem aprovados em um processo seletivo no ano passado, segundo informações da prefeitura de Manaus.

Até o dia 29, mais de 6,6 mil pessoas receberam a vacina contra o sarampo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas seções da Estratégias Saúde da Família (ESFs).

Informações sobre o sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa, onde seu aparecimento é mais comum na infância. Os sintomas iniciais são:

  • Febre acompanhada de tosse persistente;
  • Irritação dos olhos e corrimento do nariz;
  • Manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

Além desses sintomas, o sarampo pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte.

O sarampo é transmitido de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.