O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Campanha de vacinação contra influenza é suspensa

Fornecedor das doses afirma que ainda não houve fechamento de contrato com o Ministério da Saúde

Campanha de vacinação contra influenza é suspensa
Deixe Seu Voto

A campanha de vacinação da gripe que estava marcada para o dia 16 de abril em alguns municípios do Brasil foi suspensa pelo período de dez dias.

O Ministério da Saúde diz que não existe um prazo exato para o início da campanha, e que posteriormente a nova data será divulgada pelo órgão.

O motivo da suspensão da campanha está relacionado ao fornecedor das vacinas, o Instituto Butantan e o Ministério da Saúde.

O governo afirma que o período da campanha é adaptado e seguido segundo a produção e entrega das vacinas.

Por outro lado, o instituto com sede em São Paulo, afirma que ainda não foi firmado nenhum contrato com o Ministério da Saúde para a distribuição das vacinas para este ano. Porém o órgão se antecipou e produziu antecipadamente cinco milhões de doses da vacina contra o vírus influenza, usando verbas do ano passado.

Mesmo diante das diferentes posições, o órgão federal diz que a campanha deverá ser realizada entre os meses de abril e maio em todo o território nacional.

Público Alvo

A vacina contra a gripe é distribuída gratuitamente em toda a rede pública de saúde. Para grupos que estão classificados como de maior risco, há uma prioridade de imunização e após completada uma porcentagem de imunizados deste grupo, a vacina é liberada para todas as faixas etárias.

Fazem parte do público-alvo a ser vacinado com prioridade: crianças de 6 meses a 5 anos, mulheres grávidas, mães que estão no período de 45 dias pós parto, idosos, profissionais da saúde, população indígena, integrantes do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e professores de escolas públicas e privadas.

A vacina começou a ser disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 e ajudar na proteção de três subtipos do vírus o A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.