O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Benefícios do limão para ajudar emagrecer

O limão traz muitos benefícios para a saúde, e é extremamente versátil, todo ele, desde a casca até a polpa.

Benefícios do limão para ajudar emagrecer
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O limão é uma daquelas frutas que a gente encontra em todo lugar. Possui muitas variedades de cores e sabores, indo do verde intenso ao laranja, todas elas riquíssimas em vitaminas, minerais e muito sabor.

O limão traz muitos benefícios para a saúde, e é extremamente versátil, todo ele, desde a casca até a polpa, raspas e suco, pode ser usado em receitas, doces ou salgadas, geladas ou quentes, como sucos ou temperos… O suco do limão contém 6%de ácido cítrico em sua composição, que é o que dá seu característico gosto azedinho.

A seguir, veremos algumas das propriedades do limão, seus benefícios e cuidados a serem tomados antes e durante o consumo da fruta.

Propriedades e benefícios do limão

Riquíssimo em vitaminas e minerais, o limão contém cálcio, ácido fólico, zinco, ferro, magnésio, vitaminas B1, B2, B3 e B5, potássio, cálcio, Vitamina C, fósforo, assim como açúcares, carboidratos e fibras.

O limão também conta com compostos antioxidantes e anticancerígenos, como muitas frutas. Porém se destacam os flavonóides glicosídeos que, além de apresentarem características apontadas como anticancerígenas, tem propriedades antibióticas.

Em algumas aldeias do continente Africano, onde existem epidemias de cólera, o suco de limão tem sido utilizado com frequência graças ao seu feito protetor contra a doença.

Além disso, o limão também ajuda a combater os radicais livres, principais responsáveis pela degradação das células e causadores por diversas inflamações, dores e inchaços. Por ser rica em vitamina C, que combate esses radicais, o limão torna-se um grande aliado para quem sofre com osteoartrose e artrite reumatoide.

Também graças a vitamina C e ao potássio, a fruta traz diversos benefícios para o coração, ajudando a controlar a pressão arterial elevada e os sintomas causados por ela, como náuseas e tonturas, graças ao efeito calmante que produz. Por isso, também é utilizado para reduzir o estresse mental e depressão.

O sistema imunológico também se beneficia pela presença da vitamina C, que auxilia nas funções de proteção do organismo contra doenças como resfriados, gripes e infecções.

Pesquisas recentes apontam que a casca do limão ajuda a eliminar as toxinas do organismo, o que contribui e muito na luta alternativa contra o câncer. Além disso, cientistas já provaram que o extrato do limão destrói diversas células cancerígenas em diferentes partes do corpo humano, como nas mamas, no colo do útero e nos pulmões.

Estas pesquisas apontam até mesmo a possibilidade de o limão e outras frutas cítricas ser tão efetivo, ou até mais, do que a quimioterapia, além de mais seguro e saudável.

Graças aos flavonóides, o limão também é um auxiliador no controle do colesterol, já que os antioxidantes presentes na fruta ajudam a diminuir os níveis de LDL, o colesterol ruim. Além disso, aqueles que sofrem com problemas digestivos, como a diarreia ou constipação, podem adotar o habito de tomar um copo de suco de limão sem açúcar pela manhã, para auxiliar no funcionamento do sistema digestivo.

O limão é considerado também um grande aliado no processo de perda de peso. A água com limão é rica em pectina, fibra que reduz os picos de fome, além de hidratar o corpo e diminuir a vontade de consumir doces.

Os dentes também são beneficiados pelo suco de limão, que pode diminuir dores de dente, além de diminuir sangramentos e mau cheiro causados pela gengivite. Tomar um copo de suco de limão pela manhã também ajuda a prevenir o mau hálito e infecções bucais, graças as propriedades antibacterianas.É também um agente natural de branqueamento os dentes.

Um estudo realizado em ratos pela BMC Urology descobriu que beber suco de limão diminui os níveis de cálcio nos rins e previne a formação de cristais que dão origem as pedras.

A pele e os cabelos também usufruem das vitaminas e minerais presentes no limão. A Vitamina C, abundante na fruta, ajuda a clarear manchas escuras na pele e a dor de queimaduras de sol e picadas de abelha, assim como evita rugas e o envelhecimento precoce. Também pode-se tratar a caspa e dar brilho aos cabelos aplicando o limão diretamente sobre o couro cabeludo e os fios.

DICAS

O melhor limão é sempre o que tem a casca mais fina e brilhante, pois tem mais polpa e são mais suculentos dos que os limões de casca espessa e escura. Os limões amarelos são menos ácidos do que os verdes, e as manchas presentes na casca indicam que o amadurecimento já está passando.

Manter a fruta em temperatura ambiente e longe do sol ajuda a preservá-la fresca por mais tempo, assim como armazená-los na geladeira. Para guardar o sumo do limão para uso posterior, basta colocá-lo em formas de gelo logo após espremer e congelar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.