O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Benefícios da Vitamina C: para que serve e fontes de alimentos

A suplementação com vitamina C é benéfica, mas desnecessária para a maior parte das pessoas.

Benefícios da Vitamina C: para que serve e fontes de alimentos
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A vitamina C é um dos nutrientes reconhecidamente mais importantes para a saúde devido aos seus benefícios. De fato, seu poder antioxidante auxilia o fortalecimento do sistema imunológico e alivia os sintomas de gripes e resfriados.

A suplementação com vitamina C é benéfica, mas desnecessária para a maior parte das pessoas.

Propriedades antioxidantes da Vitamina C

Sua propriedade antioxidante neutraliza ou diminui efeitos dos radicais livres, responsáveis por doenças crônicas ou degenerativas, como o câncer ou mal de Alzheimer.

Prevenção de doenças cardiovasculares

Ainda devido às propriedades antioxidantes, a vitamina C reduz o estoque de colesterol nas artérias, evitando ou reduzindo a ocorrência de arteriosclerose e hipertensão arterial. Também reduz risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares como infarto.

Saúde dos olhos

Sempre expostos à intensa luz, os olhos sofrem com radicais livres. Porém o consumo de vitamina C auxilia na prevenção de catarata com seu poder antioxidante.

Cabelo, unhas e pele

A vitamina C desacelera o envelhecimento da pele e aumenta a produção de colágeno, que confere efeito de pele tonificada. Também auxilia na produção de proteínas importantes ao cabelo e unhas.

Sistema imunológico

Em longo prazo, a vitamina C revitaliza o sistema imunológico, com consumo ideal e regular.

Diminuição do estresse

A vitamina C reduz o estresse, pois diminui os níveis de cortisol, conhecido hormônio que promove efeitos nocivos.

Regulação do metabolismo

Regula metabolismo, como por exemplo, a absorção do ferro e os níveis de açúcar no sangue.

Queima de gordura

Bons níveis de vitamina C no organismo auxiliam na queima de gordura durante a atividade física, enquanto a sua falta dificulta a perda de gordura abdominal, muito perigosa para a saúde.

Aumento de massa muscular

A vitamina C também é benéfica para o aumento de massa muscular e diminui a dor nos músculos. Auxilia também na redução dos níveis de cortisol, aumentando os níveis de testosterona, importante hormônio auxiliar no crescimento dos músculos.

Fontes de vitamina C

São fontes de vitamina C: laranja, limão, kiwi, manga, mamão, abacaxi, morango, amoras, melancia, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, pimentões, repolho, batatas, tomates e abóboras moranga.

Ingestão necessária, deficiência, suplementação e overdose de vitamina C

  • Ingestão necessária: são necessários 500mg por dia da vitamina. A maioria das pessoas obtém essa quantidade diretamente de fontes naturais.
  • Deficiência: alguns dos sintomas são fraqueza muscular e anemia, cabelos secos, pele desidratada e com rachaduras, dores nas articulações, estresse, mau humor.
  • Suplementação: recomenda-se sempre optar pelas fontes naturais da vitamina, pois são mais eficazes, além de evitar superdosagem.
  • Overdose: ocorre com ingestão acima de 2000mg por dia. Podem ocorrer indigestão, náuseas, diarreia, fadiga e insônia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.