O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Benefícios da gabiroba a fruta nativa do Brasil

A árvore da gabiroba pode chegar a 15 metros de altura e até mesmo as folhas e a casca da árvore podem ser utilizadas.

Benefícios da gabiroba a fruta nativa do Brasil
5 (100%) 2 votos Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A gabiroba é uma fruta nativa do Brasil e das terras tropicais, conhecida por diversos outros nomes, como araçá-cegonha e guabiroba, a frutinha possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais e vitamina C. 

Sua semente deve ser plantada imediatamente após extraídas, para não perder a capacidade de germinar. A árvore da gabiroba pode chegar a 15 metros de altura e até mesmo as folhas e a casca da árvore podem ser utilizadas.

A seguir, confira alguns benefícios e propriedades da gabiroba:

A gabiroba é rica em vitamina C. Por isso, é uma aliada na cicatrização e preservação da pele, preservação dos vasos sanguíneos, prevenção de doenças degenerativas, saúde do coração e até mesmo agrega vitaminas e minerais ao metabolismo.

Por ser rica em carboidratos, sais minerais, niacina, vitaminas do complexo B e proteínas, a gabiroba também traz muitos benefícios ao sistema imunológico, protegendo-o e fortalecendo contra doenças. Além disso, a frutinha também pode ser utilizada para desinfetar feridas e até mesmo infecções na boca, dores abdominais, contusões e dores de dente. Para isso, utiliza-se o caule e folhas da gabiroba.

Os tratamentos contra problemas digestivos, como a diarreia e a disenteria pode ser tratado com a infusão pele da gabiroba. A infusão da casca da árvore da gabiroba também pode ajudar a reduzir as hemorróidas se consumida regularmente.

A frutinha também tem poderes na luta para perder peso! As proteínas encontradas em sua composição contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento dos músculos, facilitando a perda de peso e ganho de massa magra. Até mesmo o controle do colesterol é beneficiado com a gabiroba, que diminui os graus de triglicerídeos e glicose presentes no sangue, o que também auxilia no tratamento da anemia.

A gabiroba ajuda no controle e prevenção de várias doenças, como a constipação, cãibras, diabetes, problemas cardiovasculares, entre outros. O consumo dessa frutinha é uma das formas mais naturais e eficazes para acabar com a dor de dente. Além disso, as folhas e a casca da gabiroba são muito utilizadas em tratamentos de vários problemas no sistema urinário.

A Gabiroba também traz benefícios para a coagulação sanguínea. O cálcio presente na fruta, em ação conjunta com outras proteínas, tem um papel de grande importância no processo de coagulação. Este mesmo cálcio também ativa enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e pelo metabolismo de proteínas, agindo de forma a limpar nosso organismo e deixando-o livre das células de gordura!

Banhos em infusões da folha da gabiroba são um excelente relaxante muscular, muito usado por terapeutas. A casca da gabiroba também pode ser usada para fazer ótimos chás, graças as suas propriedades adstringentes que auxiliam no tratamento de problemas causados por bactérias.

Confira a seguir a tabela nutricional da gabiroba:

Valor Nutricional da Gabiroba:

  • Calorias 47,36 kcal;
  • Umidade 87,31 g;
  • Carboidratos 10,57 g;
  • Proteínas 0,50 g;
  • Lipídeos 0,12 g;
  • Cálcio 8,0 g;
  • Ferro 0,24 mg;
  • Zinco 0,62 mg;
  • Fibra 1,54 g.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.