O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Benefícios da couve-de-bruxelas para saúde

A couve-de-bruxelas pode ser um bom ingrediente para pratos com peixe, carnes arroz, até mesmo com risotos.

Benefícios da couve-de-bruxelas para saúde
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A couve-de-bruxelas é um vegetal de cor esverdeada que, por ser uma verdura arredondada, lembra pequenos repolhos. Por isso ela também é conhecida como repolhinho, sendo da mesma família da couve.

É um vegetal pouco conhecido no Brasil. Entretanto, em algumas culinárias, como na Bélgica, ela é geralmente usada como estrela das refeições. Por ser uma verdura bastante nutritiva, pode ser uma ótima escolha para um consumo saudável.

Como consumir a couve-de-bruxelas?

A couve-de-bruxelas pode ser um bom ingrediente para pratos com peixe, carnes arroz, até mesmo com risotos. Temperos como vinagre balsâmico, shoyu, mostarda e limão são excelentes opções que ajudam a realçar o sabor dessa saudável iguaria. Seu preparo é bastante versátil. Ela pode ser cozida, salteada, no vapor, e assada, e refogado com outros ingredientes.

Propriedades nutricionais 

A couve-de-bruxelas é um vegetal nutritivo, capaz de proporcionar excelentes nutrientes dos quais o corpo necessita para manter a saúde. Entre esses nutrientes, estão as fibras, proteínas, o potássio, cálcio, fósforo, zinco, magnésio vitaminas A, C, D, vitaminas do complexo B, além de alguns antioxidantes, como betacaroteno. Ela também é uma boa fonte de carboidratos naturais que fornecem bons níveis de energia para o corpo.

E com base nestas propriedades, a couve-de-bruxelas oferece os seguintes benefícios para saúde:

  • Auxilia na desintoxicação do organismo

O sinigrin e sulforafano, glucosinolatos presentes na couve-de-bruxelas, ajudam a estimular o processo de desintoxicação do organismo, prevenindo o corpo de doenças como câncer, e outras causadas pelos radicais livres.

Além disso, outras vitaminas presentes no vegetal trabalham para a desintoxicação do organismo.

  • Ajuda a combater a celulite

Couves de Bruxelas estão entre os legumes mais eficientes quando o assunto é manter a pele lisinha. Isso porque o alimento é poderoso no combate à celulite.

A couve-de-bruxelas contém uma substância chamada de -3-carbinol (I3C), uma precursora do Diindolylmethane (DIM). O DIM é responsável por auxiliar as enzimas hepáticas no bloqueio da produção dos estrogênios 16-OH, substâncias que ‘’quebram’’ o colágeno e causam a celulite.

  • Excelentes ações anti-inflamatórias

½ de couve-de-bruxelas contém cerca de 50 ml de ômega-3, que combinado com a vitamina K, ajuda a potencializar ações anti-inflamatórias do corpo.

Além disso, a combinação dessas substâncias e outras, como a vitamina C e os antioxidantes ajudam prevenir outras doenças.

  • Ótima para a saúde dos olhos

Por ser um vegetal rico em betacaroteno, a couve-de-bruxelas é excelente para a saúde dos olhos. Isso se dá ao fato de que o betacaroteno é a substância precursora da vitamina A. Ou seja, dentro do organismo, o betacaroteno se converte para vitamina A. E essa vitamina é uma das principais quando se trata da saúde ocular.

  • Ajuda no fortalecimento da saúde óssea

A couve-de-bruxelas é um vegetal rico em vitamina K. Combinada com outros importantes componentes, a saber o cálcio que é importante para os ossos, o consumo da verdura ajuda a promover a saúde óssea, prevenindo a calcificação no corpo.

Por isso, a verdura é uma excelente opção para aqueles que desejam manter o corpo saudável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.