O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Benefícios da cenoura – Confira 5 benefícios do alimento para sua saúde

Ela pode ser consumida crua, geralmente em pratos de saladas, ralada ou cortada.

Benefícios da cenoura – Confira 5 benefícios do alimento para sua saúde
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A cenoura, um alimento nutritivo, bastante saboroso e popular na culinária brasileira, é uma raiz que entra na lista das raízes comestíveis e saudáveis. E não apenas em nossa culinária a cenoura é apreciada, como também no mundo inteiro.

Alimento de coloração alaranjada, e formato cilíndrico, com sabor levemente adocicado, a cenoura é importantíssima para uma rotina alimentar equilibrada.

Por isso, é importante que se tenha essa raiz para uma dieta saudável, já que ela oferece benefícios para a saúde, e também para boa forma física.

Formas de consumo da cenoura

  • Ela pode ser consumida crua, geralmente em pratos de saladas, ralada ou cortada em rodelas, pode ser misturada em uma salada de vinagrete, picles, e pode até ser cozida e condimentada com uma colher (café) de azeite cru para uma refeição saborosa.

É sempre bom lembrar que, na centrífuga, as cenouras cruas podem servir para sucos caseiros, detox e muito mais.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os nutrientes da cenoura

A cenoura é uma excelente fonte de vitamina A, fonte de vitamina C, K, vitaminas do complexo B (niacina, riboflavina, tiamina e piridoxina, ácido pantotênico e ácido fólico), além da biotina.

Ela também possui vitamina H em sua composição.

Entre seus minerais, podemos citar o potássio, o molibdênio, o manganês, ferro, cálcio, entre outros. A cenoura é também uma fonte de fibras.

Devido à presença destes nutrientes, a cenoura oferece os seguintes benefícios para saúde:

  • Um excelente alimento para a saúde ocular

O betacaroteno presente na cenoura é convertido à vitamina A dentro de nosso organismo. E um dos pigmentos presentes em nossa retina é uma forma de vitamina A.

Por isso, é de muito conhecimento que a cenoura é excelente para a saúde de nossos olhos.

A vitamina A ajuda a prevenir diversas doenças oculares, além de combater a cegueira noturna.

Segundo alguns estudos, quanto maior a ingestão betacaroteno, menor o risco de degeneração macular (uma doença associada aos olhos).

  • A cenoura é importante para o emagrecimento

Por ser um alimento de baixo nível calórico, e com uma boa quantidade de fibras presentes em sua composição, a cenoura é uma poderosa aliada ao emagrecimento saudável.

Isso porque as fibras, além de enxugarem o corpo de gorduras, ainda proporcionam saciedade, auxiliando no controle do apetite.

  • O alimento é excelente para a saúde bucal

Apenas o fato de mastigar a cenoura já auxilia na limpeza bucal.

Consumir cenoura também é importante para estimular a produção da saliva, considerada um fluido que ajuda a combater bactérias responsáveis por mal hálito, cáries, e outros problemas bucais.

  • Ajuda a combater níveis de colesterol e glicemia do sangue

Pelo fato de a cenoura ser composto de uma boa quantidade de fibras, o alimento ajuda também a estimular o equilíbrio dos níveis de gordura e açúcar no fluxo sanguíneo.

Isso faz com que doenças, como colesterol e diabetes, possam ser controladas de maneira eficaz.

  • São excelentes para a saúde e beleza da pele

Segundo o que constam algumas pesquisas, por causa da vitamina A presente no alimento, o consumo da cenoura será importante para a saúde e beleza de nossa pele.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.