O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Atividade física regenera células do coração, aponta estudo

Novidade animadora: atividade física traz vários benefícios ao corpo.

Atividade física regenera células do coração, aponta estudo
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Se existe uma resposta unânime em relação à medicina é que para o organismo humano funcionar de forma correta é necessário a atividade física.

Seja de forma atlética, costumeira ou moderada, se exercitar faz muito bem para o corpo e essa prática possui uma ação excelente para o coração.

De acordo com estudo publicado pela Nature Communications, praticar exercícios físicos pode ajudar a regenerar as celular dos músculos do órgão em situações normais e até após ataque cardíaco!

A pesquisa foi feita em ratos de laboratório e fez a divisão de um grupo de ratos que usavam esteira e outros que não praticavam qualquer exercício.

Os ratos que foram estudados corriam cerca de 5 km por dia. E neste meio tempo foram medidas a regeneração do coração dos animais, fazendo rastreio do DNA recém-formado.

Assim, foi observado que existiam novas células que estavam sendo produzidas nos músculos do coração.

Os ratinhos que estavam na esteira produziram mais de quatro vezes e meia a quantidade de novas células do músculo cardíaco que os que não estavam treinando.

De acordo com Ana Vujic, autora do estudo, estava sendo testada a maneira natural de melhorar a capacidade regenerativa das células do músculo cardíaco. Assim, foram testadas em uma única intervenção o exercício físico.

Cobaias fizeram teste com exercício após infarto

Após sofrerem ataque cardíaco, as cobaias com esteira aumentaram o tecido cardíaco e células musculares foram formados.

De acordo com pesquisadores, identificar os mecanismos que ligam o exercício à regeneração do músculo cardíaco é o próximo passo.

Portanto, fazer exercício físico é necessário para prevenção de doenças, tratamento de outras e também para o bom funcionamento do organismo.

De forma simples e barata, a atividade física promove mudanças excelentes no corpo de quem a pratica e ainda consegue reduzir problemas como a obesidade, hipertensão arterial e o sedentarismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.