O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Atenção: pessoas com sangue tipo A são vulneráveis a diarreia infecciosa

De acordo com o estudo, as pessoas com este tipo de sangue são mais vulneráveis.

Atenção: pessoas com sangue tipo A são vulneráveis a diarreia infecciosa
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Todos os seres humanos podem ter seu sangue determinados em quatro grupos sanguíneos: você poderá ser A, B, AB ou O.

Estas propriedades sanguíneas são determinadas pelos genes deixados pelos pais de cada indivíduo. Contudo, somente um deles é responsável por deixar o paciente mais vulnerável a uma infecção grave.

Causada pela bactéria Escherichia coli, causa a “diarreia do viajante”, que comumente acontece em pessoas que tem o sangue do tipo A.

Podendo variar de pessoa para pessoa, este problema de saúde normalmente é definida após o acontecimento de três ou mais episódios de diarreia em menos de 24 horas, podendo causar dores no abdômen, vômitos e náuseas.

Para o estudo foram observadas crianças em Bangladesh com o sangue tipo A. Foi determinado que elas eram mais vulneráveis a infecções graves envolvendo diarreia que as demais.

Em estudo publicado pelo Journal of Clinical Investigation, após testes em voluntários, foi mostrado que esta relação tem uma explicação.

De acordo com os pesquisadores da Universidade Johns Hopikins, nos Estados Unidos, conseguiram avaliar 106 pessoas adultas que tinham tipos de sangue variados.

Estas pessoas foram expostas a um tipo de E. coli. Esta propriedade é responsável por produzir a toxina que afeta o intestino do indivíduo.

De acordo com o resultado conquistado pelos cientistas, os voluntários com o sangue do tipo A tiveram o desenvolvimento de diarreia severa em maior frequência que os demais.

Tipo A? Fique atento aos motivos da doença

O motivo é o seguinte: os E. coli causa a diarreia, produzindo uma proteína que é ligada a moléculas chamadas glicanos em pessoas com este tipo sanguíneo.

Os glicanos são expressas nas superfícies celulares no intestino delgado, fazendo com que as bactérias aumentem o volume de toxinas no corpo, fazendo com que as pessoas do tipo A se tornem vulneráveis à doença.

Descobrindo este problema, os pesquisadores pensam em desenvolverem vacinas feitas para pessoas com este tipo sanguíneo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.