O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Apendicite: o que é, quais as causas, sintomas e tratamento

Um dos principalmente e mais desconfortantes sintomas da apendicite é uma do na região abdominal.

Apendicite: o que é, quais as causas, sintomas e tratamento
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A apendicite é uma doença caracterizada por uma inflamação no apêndice. O apêndice por sua vez é uma extensão tubular do intestino grosso que fica situado dentro da cavidade abdominal na região lateral direita da região abdominal, perto do intestino delgado.

Ele tem formato de tubo e, embora não ofereça funções para nosso organismo, quaisquer alterações orgânicas que venham a obstruir esta passagem fazem com que ocorra uma inflamação nessa pequena extensão do intestino grosso.

E além de dolorida, uma inflamação no apêndice pode causar graves problemas à saúde.

Sintomas associados ao Apendicite

Um dos principalmente e mais desconfortantes sintomas da apendicite é uma do na região abdominal, que pode variar de acordo com a idade do paciente.

Normalmente, essa dor na região do colón pode começar de maneira fraca. Porém, ela vai se intensificando até ficar uma dor aguda à medida que passam as horas sem os cuidados básicos.

Geralmente a pessoa não saberá que se trata de uma inflamação no apêndice, já que começa com uma dor leve e comum, o que faz com que ela não dê importância.

Como sua progressão pode acontecer em algumas horas, é importante estar atento à qualquer dor localizada na região abdominal mencionada acima.

Alguns sintomas associados à inflamação do apêndice

À medida que a inflamação no apêndice vai evoluindo, em um processo que pode variar de 12 até 18 horas, os sintomas de dor se movem para a parte direita inferior do abdômen – local conhecido como ponto de McBurney.

E junto com a dor, o apêndice também é acompanhado de outros sintomas.

Entre estes podemos citar:

  • Desconforto ou dores na região inferior do abdômen
  • Vômitos e Náuseas
  • Perda do apetite
  • Febre amena (entre 37,5º a 38º)
  • Algum tipo de mal-estar   

Se houver o rompimento do apêndice, a dor é momentaneamente aliviada e repentinamente a pessoa se sente melhor.

No entanto, quando o revestimento de nossa cavidade abdominal novamente é inflamado, (peritonite), a dor se agrava e os sintomas vão se intensificando aos poucos até que começam outros decorrentes de uma inflamação grave.

Esses sintomas são:

  • Constipação
  • Tremores
  • Calafrios
  • Diarreia
  • Febre
  • Náusea a vômitos

Causas mais comuns associadas à apendicite:

Uma das causas mais comuns dessa inflamação ocorre por causa de vazamento de fezes, ou algum traumatismo no apêndice, o que acaba causando sua ruptura, inflamação, ou algo que impeça que o sangue possa fluir nesse local.

Outras causas estão relacionadas à Infecção gastrointestinal causada por algum vírus.

Como diagnosticar a apendicite

Geralmente, os médicos fazem o diagnóstico da apendicite a partir dos sintomas que o paciente descreve, ou também através de exames físicos ou laboratoriais.

Na inflamação dos apêndices, a dor poderá variar de acordo com o tempo, o que pode acabar dificultando o diagnóstico.

Para isso, então, o especialista poderá ter um diagnóstico preciso somente a partir de resultados dos exames.

Tratamento para a apendicite

Não existe um tratamento propriamente dito. A retirada da apendicite através de uma intervenção cirúrgica é a solução para cura do problema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.