O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

ANVISA proíbe venda de lentes de contato coloridas

O produto foi proibido por estar sendo vendido sem cadastro ou registro na Agência.

ANVISA proíbe venda de lentes de contato coloridas
Deixe Seu Voto

Foi proibido na última quinta-feira, 19 de abril, a venda de lentes de contato coloridas da Nipon Cosplaym vendidas para utilização estética e composição de fantasias estilo cosplay. A proibição foi publicada no Diário Oficial da União.

O que assusta a comunidade é que estes produtos estavam sendo vendidos e comercializados sem o cadastro necessário para funcionamento na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA.

Estas lentes sem liberação legal para comercialização não passavam pelo processo de avaliação legal e eram vendidas sem qualquer garantia de que não estavam contaminadas e poderiam ainda causar ressecamento da córnea.

De acordo com Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier de Campinas, SP, as lentes que possuem liberação da Anvisa só podem ser utilizadas após avaliação do médico.

Segundo o especialista, existe uma estimativa de que ao menos 16% dos brasileiros não pode usar lentes por conta de córnea irregular, alergia, doenças externas no globo, além de olho seco.

O descuido com a manutenção e também conservação da lente poderão levar a pessoa a sofrer de processos de alergia, possíveis infecções e até casos gravíssimos, como a perda da visão, por meio de bactérias.

Cuidado com as lentes de contato

Os usuários de lentes de contato que acabam passando por complicações de saúde ocular são 90% causados devido à bactérias.

A principal causadora dos problemas na visão é a Pseudomonas Aeruginosa, principal causadora de doenças com relação à lentes.

A bactéria progride de forma rápida, o olho apresenta muito pus, uma secreção esverdeada e amarelada além de machucados na córnea, os “infiltrados”.

Se os problemas não forem tratados de forma correta, podem levar a um quadro grave, como úlceras na córnea.

As infecções bacterianas nas lentes podem ser muito graves, fazendo o paciente perder a visão. Procurar auxílio médico é muito importante para que o tamanho da área acometida não cresça, que a profundidade da lesão não seja maior que a tratável e também para acabar com o agente causador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.