O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Aneurisma da aorta torácica: o que é, quais as causas, sintomas e tratamento

Um aneurisma da aorta torácica é uma vasodilatação causada por entupimento das artérias.

Você sabia que o aneurisma pode ocorrer também em regiões do corpo além do cérebro, podendo trazer graves riscos para as pessoas que sofrem com essa doença.

Por isso hoje falaremos do Aneurisma da aorta torácica: qual a definição para esse tipo de aneurisma, seus principalmente sintomas e tratamentos.

Um aneurisma da aorta torácica é uma vasodilatação causada por entupimento das artérias, um tipo de trombo que impede o fluxo de sangue, fazendo com o acúmulo de glóbulos vermelhos causam um entupimento das veias, e oferecendo riscos de rompimento dessas artérias.

Como estamos falando do Aneurisma da aorta torácica, então as artérias que sofrerão a dilatação por entupimento serão as artérias da região do tórax.

Pode ser considerada uma doença grave

Como muitos sabem, a aorta é o principal vaso sanguíneo de nosso corpo. Ela começa no coração, passando pela região do tórax (chamada também de área torácica) e segue seu fluxo até a região do abdômen, que é onde ela começa se bifurcar para conduzir o sangue aos membros inferiores do corpo.

Com o Aneurisma da aorta torácica, a saliência da aorta torácica pode se tornar mais vulnerável, e a pressão sanguínea será o bastante para que aconteça o rompimento dessa região arterial.

Esse rompimento pode causar dores intensas e, como sabemos que é comum em um aneurisma, uma grave hemorragia interna.

Sintomas associados ao aneurisma da aorta torácica

A grande maioria dos indivíduos com um aneurisma localizado na aorta torácica não manifestam sintomas. Porém, como não são percebidos pelos pacientes, os aneurismas podem crescer lentamente e o corpo começa a manifestar os sintomas associados a essa gravidade.

Quando o aneurisma cresce, começam os sintomas:

Dores intensas na região do tórax, tosse, dores lombares, dificuldade para engolir e respirar.

Fatores que facilitam os riscos do aneurisma

Assim como outros fatores de riscos associados ao problema, os fatores de risco que podem facilitar o aneurisma da aorta torácica s

  • Tabagismo
  • Hipertensão
  • Níveis elevador de colesterol

O risco do desenvolvimento desse aneurisma pode aumentar com a idade.

Outros fatores de risco como: Lesões no peito, histórico familiar, além de outros fatores como doenças e um estilo de vida que facilite o desenvolvimento dessa doença também podem ser considerados fatores de risco.

É bastante comum que alguns pacientes que tenham aneurisma de aorta torácica também estejam sofrendo com o aneurisma de aorta abdominal.

Diagnóstico do aneurisma

Caso seja observado alguns sinais relacionados ao aneurisma da aorta torácica pelos médicos, então o especialista irá solicitar exames para confirmar a presença destes aneurismas.

Geralmente, estes exames incluem a ressonância magnética (RM), radiografia do tórax, além também de uma tomografia computadorizada (TC), angiografia e ultrassom.

Tratamento do aneurisma

No caso de o aneurisma estar no estágio ainda não desenvolvido (ser pequeno), o tratamento pode ser apenas clínico, que consiste em um acompanhamento médico, consultas regulares, medicamentos, etc.

No caso do aneurisma grande, pode ser que o médico recomende uma intervenção cirúrgica para evitar que o problema se torne mais grave, ou até mesmo fatal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.