O Jornal da Saúde é um site de portal de notícias online com o objetivo de trazer assuntos relacionados sobre saúde e bem estar.

Anemia: causas, sintomas e tratamentos

Podem ser por diversos motivos , mais o tratamento deve se começar o mais rápido possível para evitar danos aos órgãos e tecidos.

Anemia: causas, sintomas e tratamentos
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

Podem ser por diversos motivos , mais o tratamento deve se começar o mais rápido possível para evitar sérios problemas aos órgãos e tecidos.

Da-se o nome de anemia quando os níveis de hemoglobina (Hb) e hemácias no sangue estão menores, Tendo como referência os valores considerados normais para cada pessoa. Estes variam de acordo com a idade, sexo e etc, como seu estado físico e de saúde. Mas, em geral, considera-se que há anemia se os valores de hemoglobina forem menores que seguintes:

Homens adultos: 13 g / d/.
Mulheres adultas: 12 g / dl.
Grávida: 11 g / dl.

Se entre uma analise e outra hemoglobina desce 2 g / dl ou mais , a anemia também é diagnosticada embora os níveis permaneçam dentro do que é considerado normal para sua condição .

O que é hemoglobina

Essa é uma proteína presente no sangue, que apresenta característica cor vermelha. Encontra-se no interior dos glóbulos vermelhos.

função principal é responsável para o transporte de oxigénio (O2) a partir dos pulmões para outros tecidos do corpo, e o dióxido de carbono (CO2) a partir dos tecidos para os pulmões para a remoção.

Quais os sintomas da anemia

A anemia geralmente se manifesta com sinais muito parecidos mais nem todos eles aparecem:

Cansaço excessivo,sem motivo aparente mesmo tendo dormido bem.
Palidez da pele e membranas mucosas, especialmente na conjuntiva do olho, nas gengivas e sob as unhas.
Mãos e pés frios,  mesmo no calor.
Palpitações e dor no peito.
Tontura e dificuldade para respirar normalmente. A respiração geralmente é acelerada.
Pressão arterial baixa, fraqueza e dores de cabeça.
Se você estiver com esses sintomas que falamos acima , vá ao médico para pedir um exame de sangue

Como a anemia pode afetar

Pode tornar-se incapacitante para quem tem anemia pelo fato de sofrer com muita fadiga o paciente pode se tornar incapaz de realizar suas atividades do cotidiano
Mas, além disso, é muito importante tratar a anemia porque, do contrário, como o oxigênio não alcança os tecidos e os órgãos adequadamente , eles podem ser danificados . De fato, de acordo com um estudo recente do Hospital del Mar Research Institute , 61% dos pacientes com angina ou infarto agudo do miocárdio têm deficiência de ferro .

Quais são os tratamento para anemia

Primeiro tem que se descobrir o que tem causado essa doença . No caso de hemorragias digestivas, por exemplo, pode ser preciso  recorrer à cirurgia. Ou, se a anemia é causada por problemas na medula óssea, um transplante de células-tronco do sangue ou um transplante de medula óssea pode ser necessário.

Dependendo dos motivos o médico ira prescrever  tratamentos diferentes , que podem variar desde a mudanças na dieta , a administração de ferro por via oral  ou  suplementos nutricionais vitamina B12, ácido fólico e vitamina C .

Por outro lado, às vezes o médico pode prescrever outras drogas , como contraceptivos orais para regular a menstruação muito exagerada.

Além de rastrear a origem, dependendo de hemoglobina e sintomas que causam anemia, o médico pode prescrever tratamentos diferentes , que podem variar de introduzir mudanças na dieta , a administração de ferro por via oral  ou  suplementos nutricionais vitamina B12, ácido fólico e vitamina C .

Por outro lado, às vezes o médico pode prescrever outras drogas , como contraceptivos orais para regular a menstruação muito abundante.

Em situações mais graves , quando as medidas acima não são suficientes, pode ser necessário transfundir o paciente.

Manter uma dieta saudável é extremamente importante não apenas para prevenir a anemia, mais também para combatê-la , especialmente no tipo de anemia chamada ferropênica,  na qual há falta de ferro .

O que comer se você tem anemia? Estes são os alimentos que não podem faltar em sua dieta:

Legumes ,beterrabas, lentilhas, feijão
Vegetais verdes folhosos , como espinafre.
Proteínas, preferencialmente peixe e carnes brancas (frango e peru).
Nuts .
grãos integrais .
Uvas e ameixas
Em geral todos os alimentos que possuem vitamina C por ajudar na absorção de ferro pelo organismo.

Por Que a anemia ocorre

Perda de sangue por qualquer motivo desde menstruação exagerada,sangramento intestinal ou a presença de sangue na urina
Desequilíbrios na dieta, falta de ferro.
Certas drogas, como alguns tipos de antibióticos e antiinflamatórios. No caso de seguir um tratamento com eles, o médico pode trocá-los por remédios de ação parecida.
Falta de produção suficiente de glóbulos vermelhos, ou a sua destruição mais rápida do que o normal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.